O Chevrolet Celta foi um ícone no mercado brasileiro durante mais de uma década. Lançado no início dos anos 2000, o modelo conquistou os consumidores pela praticidade, baixo custo de manutenção e consumo econômico. Entre 2000 e 2015, mais de 1,5 milhão de unidades foram vendidas, consolidando o Celta como um dos carros mais acessíveis e populares da Chevrolet.

Fim de uma era: o encerramento da produção do Celta
Em abril de 2015, a General Motors decidiu encerrar a produção do Celta na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. A linha de montagem foi direcionada para aumentar a produção dos modelos Onix e Prisma, lançados em 2012 e 2013, respectivamente.
Essa mudança refletiu a nova estratégia da montadora, que passou a focar em veículos com mais tecnologia, conectividade e conforto, atendendo a um público mais exigente.
Perda de competitividade e o avanço do mercado
Com o passar dos anos, o Celta perdeu espaço diante da falta de inovações no design e nos equipamentos. A simplicidade que antes era uma vantagem passou a ser uma limitação, especialmente com a chegada de concorrentes como Hyundai HB20 e Ford Ka. Além disso, os próprios modelos da Chevrolet, como o Onix, começaram a ofuscar o Celta, oferecendo mais recursos e modernidade.
Onix: o novo líder do mercado brasileiro
O Onix assumiu rapidamente o protagonismo no segmento de compactos. Com design moderno, versões equipadas com central multimídia e sistemas de segurança avançados, o modelo tornou-se referência no mercado.
Em poucos anos, o Onix não só superou o Celta em vendas, como também se consolidou como líder absoluto no Brasil, ultrapassando a marca de 3 milhões de unidades produzidas. Assim, o novo queridinho da Chevrolet conquistou os brasileiros e aposentou o Celta de vez.





