O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU), também conhecido como Aeroporto de Cumbica, ganhou um motivo a mais para expandir o fluxo de passageiros nos próximos meses. Isso porque, na atual temporada, os viajantes poderão acessar as dependências do aeródromo por meio de transportes sobre trilhos.
Embora esteja parcialmente em operação, a espécie de trem recebeu o nome de Aeromóvel People Mover. Para uma melhor compreensão, o veículo, contando com apenas dois vagões pequenos, irá ligar a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto em até seis minutos.

A ideia é substituir os atuais ônibus gratuitos que fazem o mesmo trajeto, mas demandando um tempo equivalente a 20 minutos. Segundo a concessionária do aeródromo, o prazo pode escalonar, tendo em vista o trânsito e a quantidade de passageiros. Por outro lado, a linha de três estações (Engenheiro Goulart, Guarulhos Cecap e Aeroporto-Guarulhos) poderá ser acessada pela Linha 12-Safira na estação Engenheiro Goulart.
No projeto inicial, é colocada em evidência a alternativa de utilizar o Expresso Aeroporto da CPTM. Em resumo, o serviço interliga as estações Aeroporto-Guarulhos e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha, percorrendo as estações Luz (linhas 1-Azul, 4-Amarela, 10-Turquesa e 11-Coral) e Guarulhos Cecap.
Mais informações sobre o trem
Apesar de a notícia ter repercutido entre os viajantes, é válido ressaltar que o transporte somente está disponível para os funcionários do aeroporto, em um primeiro momento. De acordo com o consórcio AeroGRU, responsável pela obra e futura operação, a abertura ao público geral está prevista para ocorrer nos primeiros meses de 2026.
O novo meio de transporte apresenta capacidade para realocar até 200 pessoas, enquanto um metrô convencional na Grande São Paulo embarca até 1.600 por trem. Entretanto, o aeromóvel irá superar os ônibus, que atualmente comportam no máximo 170 passageiros. No mais, com seus dois trens em funcionamento, a previsão é transportar até 2 mil pessoas por hora em cada direção.





