De acordo com o relatório do Índice de Progresso Social (IPS Brasil), Gavião Peixoto, um município com apenas 4.702 habitantes, localizado no interior de São Paulo, é a melhor cidade para se morar no país. Após a avaliação de 57 indicadores, a região figurou no primeiro lugar em termos de qualidade de vida, superando Curitiba e São Paulo.
Para que os dados fossem coletados com precisão, os especialistas analisaram as necessidades humanas básicas, os fundamentos do bem-estar e as oportunidades de direitos individuais e ensino superior. Diante das vertentes dispostas nos setores sociais, o município atingiu impressionante pontuação de 74,49. A nível de comparação, Gabriel Monteiro (SP), segundo colocado, apresentou média de 71,29.

Assumindo o protagonismo entre os 5.570 municípios do país, Gavião Peixoto intensificou os investimentos na educação, saúde, infraestrutura e ofertas de emprego. O status de cidade com maior qualidade de vida foi comemorado pelo prefeito Adriano Marçal (PSD).
“Este é o resultado de um trabalho e do esforço conjunto entre o poder público e a população. Pelo segundo ano seguido, somos referência em qualidade de vida para todo o Brasil. Parabéns, população de Gavião Peixoto! Essa conquista é de todos nós”, escreveu o gestor em suas redes sociais.
Confira o Top-10:
- 1º Lugar: Gavião Peixoto (SP): 73,26
- 2º Lugar: Gabriel Monteiro (SP): 71,29
- 3º Lugar: Jundiaí (SP): 70,70
- 4º Lugar: Águas de São Pedro (SP): 70,51
- 5º Lugar: Cândido Rodrigues (SP): 70,26
- 6º Lugar: Presidente Lucena (RS): 70,07
- 7º Lugar: Fernando de Noronha (PE): 70,02
- 8º Lugar: Luzerna (SC): 70
- 9º Lugar: Pompéia (SP): 69,99
- 10º Lugar: Nova Lima (MG): 69,91.
Motivos da soberania da cidade
Desde sua emancipação de Araraquara, em 1995, o município tem comemorado o crescimento equilibrado, proporcionando aos seus habitantes um ambiente que abraça tranquilidade e ofertas de serviços essenciais para o bem-estar. No entanto, na dinâmica da cidade, é necessário destacar a presença estratégica de uma unidade da Embraer, estabelecida desde 2001.
A fábrica de aviões não somente alavancou a economia da região com um investimento significativo de R$ 340 milhões, mas também gerou 3 mil empregos na época de seu desembarque. Por outro lado, a evolução constante a Gavião Peixoto fica a cargo ainda da agricultura, especialmente o cultivo de cana-de-açúcar e laranja.
Subindo ainda mais o nível de suas façanhas, o município apresenta a melhor média salarial do estado de São Paulo, com seus moradores alcançando R$ 6.279,20. Por fim, mas não menos importante, o saneamento básico garante uma rede de esgoto que cobre 99,9% da região, mostrando o tamanho esforço em projetar a cidade como um modelo a ser seguido.





