O Índice de Progresso Social (IPS) revelou um resultado inesperado: a pequena Nuporanga, localizada no interior de São Paulo, conquistou o quinto lugar entre as cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.
O levantamento, elaborado a partir de 57 indicadores que analisam aspectos como saúde, educação, segurança e oportunidades, avaliou os 5.570 municípios do país. Com pontuação de 70,47, Nuporanga ficou atrás apenas de Gavião Peixoto, Brasília, São Carlos e Goiânia.
Com pouco mais de sete mil habitantes, o município demonstra que tamanho não é sinônimo de desenvolvimento limitado. O alto índice de qualidade de vida está diretamente ligado à combinação de políticas públicas eficazes, economia diversificada e baixo índice de pobreza. Embora a agricultura ainda seja uma das principais fontes de renda, empresas como a Seara Alimentos/JBS Foods geram empregos e fortalecem o setor produtivo local.

Educação, saúde e senso comunitário impulsionam o progresso
De acordo com a assessora jurídica da prefeitura, Marcela Pereira Macedo Rosene, a boa colocação de Nuporanga reflete um conjunto de fatores que ultrapassam a economia. A cidade investe de forma constante em educação e saúde.
Além disso, a cidade segue ampliando os serviços públicos de qualidade e mantendo baixos índices de desigualdade social. Segundo Marcela, o ambiente solidário e o engajamento da comunidade também influenciam diretamente a percepção de bem-estar entre os moradores.
Além de Nuporanga, o ranking das 10 cidades com melhor qualidade de vida inclui: Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF), São Carlos (SP), Goiânia (GO), Indaiatuba (SP), Gabriel Monteiro (SP), Águas de São Pedro (SP), Jaguariúna (SP) e Araraquara (SP).





