De acordo com a Prefeitura de Mongaguá, o complexo da Plataforma de Pesca de Mongaguá, no litoral de São Paulo, será revitalizado nos próximos meses. Ainda que nenhuma data tenha sido estipulada, estima-se que as obras serão iniciadas ainda este ano, com investimento inicial de R$ 1,4 milhão, fruto de emendas de parlamentares federais.
A ideia é começar a empreitada o mais rápido possível, mas o processo de remodelagem terá uma pausa estratégica para que o turismo da região não seja afetado durante o verão. A interrupção está diretamente ligada à rotatividade financeira, uma vez que a população da cidade triplica no período em questão. Portanto, tudo indica que a revitalização será retomada após o próximo carnaval.

Além de remodelar o litoral paulista, o município confirmou a necessidade de fortalecer o turismo, regando emprego e renda para a cidade. Para uma melhor compreensão, a Plataforma de Pesca de Mongaguá é considerada a maior estrutura de concreto armado da América Latina, recebendo pescadores e visitantes rotineiramente.
Erguida em formato de T, a obra possui mais de 100 colunas de apoio, que avançam 400 metros mar adentro e se lançam a 86 metros para cada um dos lados. O local recebe muitas pessoas ao final da tarde, quando o pôr do sol ganha destaque em meio ao cenário apaziguador das ondas.
Atividades no Litoral Paulista recebem investimentos
No início de setembro, o LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), uma das maiores redes corporativas do mundo, anunciou a expansão de suas atividades no Litoral Paulista, com foco especial na região sul. A proposta foi entregue por meio de uma visita do presidente regional da instituição, Jarbas Vieira Marques, a Mongaguá.
Durante a reunião, Jarbas destacou que o plano é realizar, nos anos subsequentes, grandes encontros empresariais, atraindo líderes de diversos setores, dando ênfase ao desenvolvimento econômico e turismo de negócios na região.
“É nossa primeira vez em Mongaguá e estamos muito felizes com a recepção e o entusiasmo mostrado pelos gestores. Sem dúvida, teremos uma boa parceria para concretizar nossa intenção de trazer três ou quatro grandes eventos em 2026 aqui para o Litoral Sul, com mais de 100 empresários, para mostrar a força da região”, afirmou o presidente regional.





