Com o crescimento do surfe em escala mundial, muitos profissionais estão se dirigindo em função das melhores empreitadas. Recentemente, a cidade de Jaguaruna, localizada no estado de Santa Catarina, foi palco da maior onda já surfada em território brasileiro. Na ocasião, Lucas Chumbo, sobre sua prancha, encarou o fenômeno natural de 14,82 metros.
O feito histórico aconteceu devido à passagem de um ciclone extratropical, fator que colocou o município no mapa internacional do surfe de ondas grandes, rendendo o apelido de “Nazaré Brasileira”. A alcunha faz alusão à famosa vila portuguesa conhecida por seus paredões de água. Agora, a cidade catarinense tornou-se destino obrigatório para big riders e amantes da aventura.

Em um primeiro momento, a praia de Jaguaruna atraiu o interesse de campeonatos internacionais, expedições esportivas e grandes marcas ligadas ao surfe. A impulsão do turismo local pode ser notada entre os anos de 2022 e 2024, em que autoridades registraram o crescimento de 12% no número de residentes temporários.
Além da qualidade de vida local, os investimentos na infraestrutura e opções de imersão ecológica também são evidentes. Nesse ínterim, além das ondas gigantes, turistas estão buscando versões que unam calmaria e contato com a natureza. Dessa forma, as praias e balneários oferecem atrativos diversos, tais como: Praia do Camacho, Balneário Figueirinha, Arroio Corrente, Campo Bom, Dunas do Sul e Balneário Esplanada.
Quais são as melhores praias do Brasil?
Em levantamento efetuado pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias, instituição chilena focada na gestão ambiental, cinco praias brasileiras figuraram entre as melhores do mundo. A análise contemplou 12 países, com base em rigorosos critérios técnicos.
Para dar credibilidade ao sistema de análise, os melhores mares foram destacados após minucioso detalhamento envolvendo infraestrutura, gestão ambiental, segurança e educação ambiental. Das praias presentes no ranking, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), conquistou o primeiro lugar nas Américas.
Confira o ranking:
- 1º lugar: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Salvador (BA);
- 12º lugar: Praia do Forte – Florianópolis (SC)
- 14º lugar: Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC);
- 15º lugar: Prainha – Rio de Janeiro (RJ);
- 18º lugar: Fazenda Roberto Marinho – São Pedro da Aldeia (RJ).





