Com a presença da forte onda de calor derivada da chegada do verão, muitos turistas estão em busca de aventuras na região litorânea do Brasil. Embora as praias do Nordeste chamem a atenção por sua exuberância, uma localizada no norte de Santa Catarina tem ganhado destaque por apresentar coloração azulada, sendo a mais intensa do país.
Conhecida por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, São Francisco do Sul entrou na mira dos viajantes que priorizam imergir em praias imponentes na região Sul. Embora apresente uma cultura amplamente rica, os principais atrativos do município ficam a cargo das belas praias, que inclusive receberam o Selo Bandeira Azul.

A título de conhecimento, o certificado corresponde ao status internacional que valoriza a qualidade da água, gestão ambiental e segurança. Entre as protagonistas estão a Prainha (Praia da Saudade), Praia do Ervino, Praia do Forte, Praia Grande e Ubatuba. Como resultado das qualificações, a prefeitura estima, para 2026, a passagem de mais de 700 mil visitantes no litoral.
Abraçando algumas das praias mais límpidas do país, a cidade oferece aos turistas trechos tranquilos, áreas com mar mais agitado para surfistas, trilhas, além de pontos ideais para quem cobiça descanso em contato com a natureza. De acordo com as autoridades, a diversidade ecológica é o diferencial em meio aos demais locais.
Demais atrativos para os turistas
Para quem deseja conhecer outras regiões, mas sem abrir mão das praias, o município catarinense se destaca ainda no cenário gastronômico. Sobretudo, o entorno conta com restaurantes especializados em frutos do mar, além de dividir o espaço com bares e comércios voltados ao público que busca experiências com o pé na areia.
Garantindo um conforto expressivo aos visitantes, as autoridades continuamente depositam investimentos na infraestrutura local. Por outro lado, reconhecendo a dinâmica de turistas, especialmente no verão, equipes de salva-vidas, ações de manutenção e estratégias de segurança voltadas para toda a temporada são evidenciadas em São Francisco do Sul.





