As candidaturas para concorrer às eleições presidenciais de 2026 ainda não foram lançadas, mas algumas parlamentares já iniciaram a empreitada em busca da cadeira. Atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) confirmou seu desejo de assumir o posto de Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas, 85% dos paranaenses aprovam a gestão do chefe executivo estadual.
Prestes a concluir seu segundo mandato, o filho do renomado apresentador do SBT cobiça voos mais altos em sua trajetória na política. Enquanto 11,6% das pessoas entrevistadas desaprovaram seu governo e 3,4% não souberam opinar ou não responderam, Ratinho se surpreendeu com as avaliações da população sulista.

No contexto das pesquisas, 42% dos eleitores creditaram a performance do governador como “boa”, ao passo que 29,6% afirmaram considerar “ótima”. Em contrapartida, 4,2% da população avaliou o trabalho do representante do PSD como “péssima” e 3,6% listaram como “ruim”. Por fim, mas não menos importante, 19,8% taxaram o serviço como “regular” e 1% preferiu não opinar.
Governador alfineta presidente do Brasil
Com o objetivo de encurtar laços com outras regiões, Ratinho Júnior tem intensificado a participação em agendas políticas e encontros com empresários fora do Paraná. Marcando presença na Associação Comercial do Rio (Acerj), o governador detonou o entrave criado entre Lula e Donald Trump. Segundo ele, não “será com ativismo” que um Brasil melhor será construído.
“Hoje, o que o Brasil precisa é de paz política e, acima de tudo, espírito público para que a população possa ter um projeto de desenvolvimento para o país. A briga política e o desentendimento institucional não leva comida para a dona Maria dentro de casa, não melhora a vida dos filhos dela e da população”, disparou o possível candidato à presidência.
De modo geral, o governador do Paraná é considerado, por parte dos integrantes do PSD, como o principal nome do partido para a eleição presidencial de 2026. Isso porque Eduardo Leite deve concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul.





