Quando o assunto é fabricação e comercialização de pneus, muitos motoristas apontam a Michelin, multinacional francesa, como a escolha ideal. O que poucos sabem é que o Guia Michelin, que avalia restaurantes, também é produzido pela empresa especializada em borracharia.
Os dois mundos podem parecer distintos, mas é justamente isto que a multinacional deseja para o mercado: ampliar seu alcance nos mais variados segmentos. A título de curiosidade, a ideia da empresa é fortalecer o hábito de viajar de carro enquanto os motoristas conhecem os restaurantes espalhados pelo mundo.

Unindo o útil ao agradável, inicialmente o roteiro contava com informações gratuitas para viajantes, como mapas, como trocar um pneu, onde abastecer o carro e uma lista de locais para comer ou passar a noite. Assim como tudo o que se populariza, o método evoluiu e se instaurou como forma de avaliação em vários lugares do mundo, seguindo as seguintes pontuações:
- Uma estrela: Uma cozinha de grande nível = Vale a pena parar;
- Duas estrelas: Uma cozinha excepcional = Vale um desvio;
- Três estrelas: Uma cozinha única = Justifica a viagem.
Como surgiu a Michelin?
Em 1899, os irmãos Andre e Edouard Michelin fundaram a empresa de pneus na cidade de Clermont-Ferrand, região central da França. Com a finalidade de fomentar a indústria automobilística, a dupla decidiu criar um guia com informações úteis para motoristas, em um período em que os veículos ainda não atendiam a toda a sociedade.
Diante do interesse coletivo dos condutores, o guia foi relançado em 1920, mas desta vez de forma comercializada, vendido a sete francos. Em suma, a primeira edição contou com uma lista de hotéis em Paris e restaurantes de acordo com categorias específicas. Posteriormente, foi crescendo, até que uma equipe de inspetores fosse contratada para avaliar os estabelecimentos.
Nesse momento, todo grande restaurante de destaque era bem avaliado com uma estrela. Porém, as três avaliações, como habitualmente conhecemos, somente foram instituídas em 1931. Para a felicidade da família Michelin, atualmente o guia avalia mais de 30 mil estabelecimentos em mais de 30 territórios em três continentes.





