Considerada a segunda maior ilha do Brasil e a maior do mundo em termos de área fluvial, a Ilha do Bananal, localizada nas divisas entre Tocantins e os estados do Mato Grosso e de Goiás, abraça cerca de 20.000 km². Reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera, externa belezas de tirar o fôlego, incluindo a existência de praias desérticas.
Importante região para o equilíbrio do ecossistema, a extensão de terra cercada por água é resultado do encontro entre a Floresta Amazônica e Cerrado. Embora contemple grande parte do território submerso ao longo do ano, ressurge exuberante a cada período de seca e trazendo, praticamente intocada, uma riquíssima biodiversidade.

Por sua vez, as praias desérticas são os grandes atrativos para os turistas, que desejam ver um espetáculo à parte durante a estação seca (entre maio e setembro). Durante o período em questão, os níveis das águas dos rios Araguaia e Javaés baixam, revelando extensas faixas de areia branca e fina. Essa região fluvial escancara o cenário paradisíaco, propício para relaxar e conectar-se com a natureza.
Por seu valor para o ecossistema brasileiro, o isolamento dessas praias torna a experiência única, já que muitas delas só são acessíveis por barco. Outro detalhe interessante é que a exclusividade entrega atividades ecológicas e passeios incontestáveis, como mergulhos nas águas cristalinas dos rios e observação da fauna local, como aves aquáticas, capivaras e outros animais que circulam pela região.
Como chegar à segunda maior ilha do Brasil?
A melhor forma de chegar à Ilha do Bananal é de avião até o aeroporto mais próximo, que geralmente é o de Palmas, capital do Tocantins. Da capital do estado, você pode alugar um carro ou contratar um transfer até a cidade de Formoso do Araguaia, que é uma das principais portas de entrada para a ilha.
Sobretudo, as estradas que dão acesso ao interior da Ilha do Bananal são a rodovia BR-242 (mais conhecida neste trecho como Transbananal), a Transaraguaia (extensão não oficial da TO-255), além de uma estrada sem nome que liga a Aldeia Santa Isabel do Morro ao extremo sul da ilha, margeando o rio Araguaia e o rio Caracol.





