Em meio à concorrência entre redes tradicionais de supermercados e atacarejos, o Brasil está prestes a recepcionar empreendimento europeu. O grupo russo Svetofor, que atuará no país sob o nome de Vantajoso, desembarcará nos próximos dias em Campinas, São Paulo. Projetando um modelo de negócios agressivo e com preços mais acessíveis, tem tudo para cair no gosto popular.
A princípio, os planos da companhia incluem abrir 50 lojas no Brasil até 2028, com unidades apresentando, em média, 1.000 m². Apesar de o espaço não ser tão convincente quanto os demais em atuação no país, o Vantajoso terá foco na eficiência, com prateleiras e produtos expostos diretamente, diminuindo os custos com montagem e operação.

Um outro ponto que merece destaque está no fato de que não contará com padaria, açougue ou seções especializadas. Com preços até 30% inferiores aos praticados pelos grandes concorrentes, a chegada do supermercado está bem alinhada. Em tese, 80% da mercadoria será dedicada a alimentos e a fatia restante ficará a cargo de produtos essenciais, como itens de limpeza, higiene pessoal e utensílios domésticos básicos.
Projeções do supermercado russo no Brasil
Pelos próximos três anos, o supermercado amado pelo povo russo terá a chance de se firmar no comércio. No exterior, a empresa é conhecida por adotar a política de preços baixos, com margem fixa e reduzida em todas as categorias. Por seu foco na alta rotatividade dos produtos, a tendência é que o “Vantajoso” seja uma febre no Brasil.
“Nossa ideia é oferecer no ponto de venda preços promocionais permanentes, diferentemente das lojas tradicionais com a política de preços high-low. Apesar da semelhança com o modelo atacarejo, nossas lojas terão uma área de vendas menor do que unidades comparáveis como Assaí ou Tenda”, explicou a diretora regional do grupo, Karina Storozhenko.





