Nesta sexta-feira (29), o Fenerbahçe, da Turquia, após perder vaga para disputar a Champions League, anunciou a demissão do técnico José Mourinho. Com a dispensa assinada, o português não teve tempo para lamentar, já que alcançou um valor de 108,1 milhões de euros (cerca de R$ 686 milhões) somente com rescisões.
Segundo apurações da imprensa turca, o renomado comandante irá desembolsar 15 milhões de euros (R$ 95 milhões) devido ao trabalho interrompido junto ao Fenerbahçe. No ato de sua contratação, em julho do ano passado, ficou acordado que o elo entre ambas as partes teria vigência até meados de 2026.

“Para informação pública, despedimo-nos de José Mourinho, que era o treinador da nossa equipae profissional de futebol A desde a época 2024-2025. Agradecemos-lhe os seus esforços pela nossa equipe e desejamos-lhe sucesso na sua futura carreira. Clube Esportivo Fenerbahçe”, anunciou a instituição.
Livre no mercado, o técnico português não enfrentará dificuldades para encontrar um novo destino, tendo em vista seu currículo vitorioso. Porém, o próximo investidor deve ligar o sinal de alerta, uma vez que Mourinho não conseguiu concluir seu ciclo por Chelsea, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e Roma.
Confira quanto o veterano faturou por rescisão:
- Chelsea – 20,9 milhões de euros;
- Chelsea – 9,6 milhões de euros;
- Real Madrid – 19,7 milhões de euros;
- Manchester United – 22 milhões de euros;
- Tottenham – 17,4 milhões de euros;
- Roma – 3,5 milhões de euros.
Carreira vitoriosa como técnico
Assumindo o papel de treinador de elencos profissionais, a maestria de José ganhou dinâmica junto ao Benfica. Nesse momento, ainda em seu país de origem, defendeu as cores do Leiria e Porto, até rumar para mercados mais potentes. Somando suas passagens, desembarcou na Espanha (Real), Itália (Roma e Inter de Milão), Inglaterra (Manchester United, Tottenham e Chelsea) e Turquia (Fenerbahçe).
Como resultado de seu estilo diferenciado à beira de campo, o português comemorou a conquista de 26 títulos para a sua estante pessoal. Entre os maiores feitos, Mourinho pôde celebrar duas Champions League, duas Europa League e uma Conferece League.





