A fim de facilitar o escoamento de veículos diários, uma obra de R$ 1,5 bilhão está sendo realizada na Serra das Araras desde abril de 2024. O trecho em construção está localizado entre os quilômetros 225 e 233 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre os municípios fluminenses de Paracambi e Piraí. O projeto audacioso pretende colocar em evidência 24 novos viadutos sobre a atual pista de subida.
De acordo com as estimativas dos operários, toda a obra será entregue em 2027, dois anos antes do tempo previsto inicialmente. A mudança de curso tende a suavizar as curvas da rodovia, proporcionando aos motoristas mais faixas à disposição. Serão quatro em cada sentido, tendo em vista que as duas atuais não dão conta do serviço.

Para uma melhor compreensão, com a conclusão do projeto, os viadutos formarão as pistas de descida e subida, ambas erguidas sobre o atual traçado da pista de subida (sentido São Paulo), que deixará de existir quando os trabalhos forem concluídos. Nesse sentido, ela tem servido como base para que as instalações dos pilares dos viadutos sejam fincadas.
Em contrapartida, a atual pista de descida (sentido Rio) somente será utilizada por moradores locais ou como via de contingência para o tráfego. Isso porque a formação atual é marcada por curvas e altos índices de acidentes envolvendo veículos. Dessa forma, a tendência é que, ao final das obras, todo o traçado original perca a relevância.
Mais detalhes sobre as obras
O cronograma inicial estipula o prazo de que oito viadutos, que irão compor a pista de subida, devem ser entregues no primeiro trimestre de 2026, abrindo espaço para o tráfego de carros, ônibus e caminhões. O mecanismo é imprescindível, tendo em vista que os trechos que serão desativados da pista atual precisam receber intervenções visando as obras da pista de descida.
Nesse ínterim, cada faixa terá 3,6 metros de largura, com cada sentido também contendo acostamento de 3 metros de largura. O projeto estabelece curvas sutis e a passagem da velocidade máxima na via, saindo de 40 quilômetros por hora para 80 quilômetros. Além disso, o trajeto terá duas rampas de escape, que servem para interromper a continuidade de veículos com problemas nos freios.
Confira as previsões dos viadutos da nova Serra das Araras:
- Serão erguidos 24 viadutos ao todo;
- O primeiro deles foi inaugurado em maio deste ano, que atualmente é usado pelo tráfego de subida. Ao fim da obra fará parte da pista de descida;
- No início de 2026, serão entregues mais oito viadutos, de um total de 14 dedicados à subida;
- Faltam nove viadutos para concluir a descida.





