Em meados de setembro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), protocolou, junto ao Ministério dos Transportes, projeto que tem a finalidade de facilitar o fluxo de veículos na BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Ainda que a ideia seja eficiente, a construção do túnel ainda não saiu do papel, tendo em vista o alto custo da operação.
Desenvolvido pela Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade, o projeto reconheceu a necessidade de auxiliar na fluidez de cerca de 100 mil carros diários no trajeto, conforme apuração da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Sobretudo, a ação prevê a construção de uma via com 5,2 km de extensão, demarcando um custo de cerca de R$ 291 milhões.

O detalhe curioso é que as cifras são inferiores às do túnel duplo sugerido no passado, estimado em R$ 1,3 bilhão. Nesse ínterim, o Governo do Estado deseja incrementar uma ponte sobre o rio Maciambu e um viaduto de 80 metros de comprimento sob a rodovia. Entendendo a importância de priorizar cada edificação separadamente, o túnel deve ser construído posteriormente, mesmo sendo complementar ao desenho final.
Por sua vez, o contorno viário de 5,2 km de extensão ganharia uma terceira faixa e passaria a operar somente no sentido norte, enquanto a nova via atenderá ao fluxo no sentido sul. Mas, afinal, quais as mudanças lançadas?
- No trecho atual, uma reformulação para três faixas de 3,6 m de largura, assim como acostamento de 3 m em ambos os lados;
- Já no contorno a ser construído, implementação de duas faixas de 3,6 m cada, com acostamento externo de 3 m de largura e acostamento interno de 1,2 m;
- As duas curvas na saída do morro com limite de velocidade de 60 km/h. No restante do trecho, de 80 km/h.
Por qual motivo a construção do túnel é vista com urgência?
A iniciativa do representante do Partido Liberal (PL) tem gerado questionamentos por parte dos moradores, que entendem ser uma forma de facilitar sua corrida eleitoral em 2026. No entanto, Jorginho Mello esclareceu que a necessidade está diretamente ligada à urgência de reduzir os graves acidentes que têm tomado conta da BR-101.
A título de recordação, em abril deste ano, um caminhão-tanque carregado de combustível tombou no local, culminando em uma explosão que atingiu 21 automóveis e três carretas que trafegavam no local. Como consequência do episódio catastrófico, cinco pessoas sofreram queimaduras e os veículos ficaram destruídos.





