CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Três regiões do Brasil são alertadas sobre o primeiro ciclone de 2026 com ventos passando de 100 km/h

Por Iara Alencar
08/01/2026
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

Apesar de o verão ter tomado conta do território brasileiro desde a segunda quinzena de dezembro, especialistas ligam o sinal de alerta de alguns estados para o primeiro ciclone extratropical de 2026. Conforme as estimativas, o fenômeno natural entrará em vigor no próximo final de semana, atingindo aproximadamente cinco federações.

Diante das análises do Canal Rural, os ventos podem ultrapassar 100 km/h em algumas áreas, com a possibilidade de risco de chuvas torrenciais e alagamentos. Com a formação iniciada a partir de sexta-feira (9), segundo o Meteored, o ciclone deve ser consolidado no sábado (10). Assim, a tendência é de que a passagem afete as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Foto: Reprodução/Nasa/ND

Segundo o meteorologista Matheus Manente, da Meteored, os seguintes estados serão afetados pelo primeiro ciclone de 2026: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Sobretudo, todas as federações, com exceção do território paulista, registrarão chuva de até 100 mm, com chances de o tempo severo persistir ao longo da próxima semana.

O que esperar do ciclone extratropical?

Embora a sua formação esteja nos estágios iniciais, o fenômeno promete apresentar as primeiras tempestades na manhã de sexta-feira. Por outro lado, há risco de fortes rajadas de vento, especialmente entre as tardes de sábado e domingo (11). Nesse intervalo, as chuvas começam a ser distribuídas no Rio Grande do Sul no domingo.

Além disso, especialistas destacam a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), provocando chuvas persistentes e volumosas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Em resumo, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) irá favorecer as chuvas no Amapá, enquanto a influência de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) impedirá a precipitação em boa parte do leste do Nordeste nesta semana.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Iara Alencar

Iara Alencar

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em assessoria de comunicação, com passagem pela Prefeitura Municipal de Maceió. Já atuou como redatora em sites esportivos e na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nova regra traz alívio para idosos que aguardam aprovação do BPC

21/06/2026
Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Motoristas acima de 70 anos enfrentam regra específica na renovação da CNH

21/06/2026
Créditos: Paul Hanaoka / Unsplash

Uber confirma novidade para todos os motoristas durante a Copa do Mundo

21/06/2026
Créditos: Divulgação/MDAS

Adicional de R$ 450 é liberado no Bolsa Família: saiba quem pode receber

21/06/2026
Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil

Nova lei vai proibir menores de 15 anos de conduzir bikes elétricas caso seja aprovada

21/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix