Considerado um dos Estados brasileiros mais ricos, Santa Catarina ganhou investimento milionário para colocar em prática a construção de um túnel submerso entre as cidades de Itajaí e Navegante. Isso porque, uma operação de crédito internacional no valor de 12,19 milhões de dólares (cerca de R$ 68 milhões na cotação atual), foi autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda.
De acordo com informações da Prefeitura de Navegantes, a construção da obra submersa está dentro do alcance do Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí). Embora reúna cifras astronômicas, a operação será financiada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), parte importante do Banco Mundial.
Visando atrair novos turistas para a cidade, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, encaminhou ofício destrinchando sobre os relatórios fiscais e legais para a contratação do empréstimo, incluindo a concessão de garantia da União. Por ser membro ativo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amfri (CIM-Amfri), o município integrou o pacote de crédito de US$ 90 milhões.
O problema é que, do valor total, apenas 13,5% corresponde ao investimento depositado em função de Navegantes, com uma contrapartida local estimada em US$ 4,06 milhões. Nesse contexto, o financiamento será creditado gradativamente entre os anos de 2025 e 2031, tendo em vista que o contrato para a realização das obras tem prazo total de 264 meses.
Como será o túnel que ligará as cidades?
Ainda que não tenha sua obra iniciada, o túnel submerso dará retorno financeiro para as cidades de Itajaí e Navegantes, haja vista o fortalecimento da integração logística e o transporte público inteligente entre os municípios. Em um contexto amplo, a construção promoverá inclusão, crescimento econômico e mais qualidade de vida para toda a população.
No esboço inicial do projeto, é possível ver três faixas de trânsito em cada sentido, contando com uma para transportes públicos. A fim de beneficiar a transição de todos os indivíduos, o túnel contará com espaço para pedestres e ciclistas. No mais, a estrutura deve ficar a cerca de 29 metros de profundidade, beneficiando o acesso de navios no canal do rio para os complexos portuários.





