Logo Correio do Estado

fim de ano Comércio da Capital terá horário ampliado até 23 de dezembro As lojas ficarão abertas até às 22h; confira dicas de segurança para ir as compras 12 DEZ 2022 • POR BIANKA MACÁRIO • 16h11
Na véspera de Natal, no dia 24, o comércio ficará aberto até as 17h   Gerson Oliveira

Em clima de festas do fim do ano, o comércio da Capital irá funcionar até as 22h, a partir desta segunda-feira (12). Nos domingos, a abertura pode ser das 9h às 18h e os horários especiais vão até 23 de dezembro. 

Na véspera de Natal, no dia 24, o comércio ficará aberto até as 17h. Os estabelecimentos localizados nos shoppings e centro comerciais localizados nos hipercenters poderão abrir das 9h às 19h.

No dia 31 de dezembro, quem quiser fazer compras tem até às 16h. Os comércios que estão dentro dos shoppings e centros comerciais localizados nos hipercenters poderão abrir as portas das 9h às 18h.

Com intenso fluxo de consumidores nas ruas, o crime de furto se tornou o mais comum na região do comércio, em especial o de celulares. Com dinheiro a mais no bolso, muita gente vai às compras e os cuidados com segurança precisam ser redobrados.

Conforme já divulgado pelo Correio do Estado, o Centro é a região mais perigosa de Campo Grande. Segundo levantamento, em novembro foram 80 ocorrências de furto e 16 de roubo. 

A segurança já foi reforçada, com a Operação Boas Festas, até o dia 9 de janeiro. Serão 200 policiais que atuarão no reforço no período do Natal e Ano Novo com objetivo de reduzir e prevenir crimes na Capital, principalmente com o aumento do fluxo da população devido às compras, que aumentam nesses períodos.  

A Polícia Militar dá dicas importantes que podem impedir que as compras terminem em Boletim de Ocorrência.

As festas de fim de ano ajudam a levar os consumidores para as ruas, seja nos shoppings ou no centro da cidade.

Conforme o subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano da PM, o tenente-coronel Wellington Klimpel do Nascimento, os crimes mais comuns nesta época do ano são o furto e o roubo, em especial de celulares. O cuidado com bolsas, mochilas e o celular devem ser constantes.

“O crime de furto é um dos crimes que mais acontece no mês de dezembro. E o furto é um crime de oportunidade. Por isso é importante carregar o celular de preferência nos bolsos da frente. Ao usar mochilas, não carregar objetos de valor e deixá-la sempre na parte da frente do corpo. Sempre evitar colocar a carteira em locais de fácil acesso, como bolsos traseiros ou sacolas”, explicou o subcomandante.

Outra atenção especial, segundo Nascimento, é o saque de dinheiro em caixas eletrônicos e bancos. “O ideal é utilizar cartões, ao invés de dinheiro em espécie. Se houver necessidade de sacar o dinheiro em caixas eletrônicos ou bancos, é importante observar se há pessoas seguindo ou observando”.

Mas as dicas de segurança não são restritas aos consumidores e o subcomandante alerta também os comerciantes nesta época do ano.

“Os criminosos não atacam apenas consumidores, mas também o comércio. É importante ficar atento quando as lojas estão muito cheias. Outra orientação é para que não deixem muitos produtos expostos nas calçadas, o que acontece com frequência no centro da cidade”.

Confira mais dicas: