Logo Correio do Estado

CONSEQUÊNCIA Semáforos continuam desligados em pontos importantes da Capital Com principal ocorrência em ruas que atravessam a Avenida Mato Grosso e também próximo a Avenida Duque de Caxias, sinaleiros fora do ar em Campo Grande tumultuam o trânsito nesta quinta-feira (10) 10 OUT 2024 • POR Felipe Machado • 15h30
Alguns semáforos continuam desligados após temporal em Campo Grande   Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Após ventos de até 85 km/h e forte temporal na noite desta quarta-feira (9) e madrugada desta quinta-feira (10), muitos semáforos na capital ficaram sem funcionar e tumultuaram o trânsito em algumas regiões da cidade, incluindo em ruas próximas a avenidas importantes do município.

Segundo relatos de campo-grandenses que transitaram pela capital nesta manhã, as ruas Ruas Bahia, Rio Grande do Sul, José Alencar e Espírito Santo, do qual atravessam a Mato Grosso. Além destes endereços, a Avenida Duque de Caxias também foi flagrada sem sinalização nesta quinta-feira.

Outros pontos da cidade, como o Via Park e as ruas Mário de Andrade e Acalifas, perto do bairro Carandá Bosque, também foram vítimas do temporal e amanheceram com pane nos semáforos da região. Nestes pontos citados acima, o trânsito foi intenso e de muita paralisação, além de gerar reclamações da população.

A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para saber a quantidade total de regiões sem sinalização e se haverá reparo ainda hoje, mas, até a publicação desta máteria, não retornaram.

Outras consequências

Após 12 horas da tempestade que atingiu Campo Grande, deixando rastros de destruição, 34 bairros ainda estão sem fornecimento de energia, preocupando moradores e comerciantes com os prejuízos financeiros causados pela interrupção.

Segundo a última atualização da Energisa, cerca de 85% dos clientes afetados pela interrupção do fornecimento de energia já tiveram o serviço restabelecido. É importante ressaltar que a concessionária está priorizando o atendimento a hospitais, unidades de saúde e ocorrências que coloquem a segurança da comunidade em risco.

A chuva também causou:

Mais chuva

Após a tempestade que deixou rastro de destruição em diversos bairros de Campo Grande, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), renovou nesta quinta-feira (10) o alerta de tempestades em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas

Conforme informações meteorológicas, a chuva esperada no estado pode atingir entre 30 até 100 milímetros, com rajadas de vento que devem atingir entre 60 a 100km por hora. 

Preocupados com a magnitude do vendaval que pode atingir os municípios de Mato Grosso do Sul, o Inmet reforça a população que não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a placas de publicidade e também de torres de transmissão. 

Na chuva desta madrugada, segundo dados do meteorologista Natálio Abrahão, em Campo Grande, caiu mais 2.450 raios em mais de três horas de chuva. Por causa desta preocupação, o Inmet alerta que se possível desligue aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia elétrica. 

*Colaborou João Gabriel Vilalba e Naiara Camargo

Assine o Correio do Estado