Logo Correio do Estado

Histórico Setembro mais quente da história: calor em MS fica 7°C acima da média Com recordes de temperatura, como Água Clara, quando registrou 43,1ºC, o mês de setembro foi absurdamente seco em MS e mais quatro estados brasileiros 14 OUT 2024 • POR João Gabriel Vilalba • 14h30
Sol predomina e calorão com o tempo extremamente seco continua neste final de semana.   Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Segundo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo registraram temperaturas 7°C acima do normal para o mês de setembro.

O calorão e a seca incomodaram os sul-mato-grossenses, que enfrentaram condições climáticas extremas nas últimas semanas. Em Água Clara, no dia 25 de setembro, foi registrada a temperatura mais alta do ano: 43,1°C. Nesse mesmo dia, Cuiabá (MT) registrou 43,2°C.

Neste ano, Mato Grosso do Sul já registrou sete ondas de calor, sendo duas delas somente em setembro. Mesmo registrando recordes de temperatura em 2024, é importante lembrar que, em 2020, foram registradas temperaturas históricas.

No dia 30 de setembro daquele ano, o município de Água Clara registrou 44,1°C.

MS tem dias mais quente do século

Em um início de mês com altos índices de temperatura, Mato Grosso do Sul ontem registrou a maior máxima do ano e o dia mais quente do século no dia 7 de outubro.

Segundo dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), o município de Aquidauana bateu o recorde deste ano, registrando 43,7ºC, sendo esta a maior temperatura máxima atingida no Estado.

Em todo Mato Grosso do Sul, a média de temperatura máxima na data foi a maior do século: 39,3ºC. Em 34 municípios do Estado, as temperaturas máximas ultrapassaram 40ºC.

Em Campo Grande, a maior temperatura máxima do ano foi de 39,8ºC, registrada no dia 24 de setembro, porém, nesta semana, a Capital chegou a índices próximos ao maior registro do ano, batendo 39,7ºC nas tardes de domingo e segunda-feira.

Neste ano, os maiores índices de calor no Estado eram de 43,3ºC, registrados em Pedro Gomes e na estação da Nhecolândia, localizada no Pantanal de Corumbá.

Como fica o tempo para os próximos dias 

Mesmo que o sol predomine em Mato Grosso do Sul, a chuva deve voltar a dar as caras nesses meados de outubro em boa parte do território sul-mato-grossense, com a segunda metade do mês prevendo acumulados entre 30 - 100 mm.

É o que aponta a tendência meteorológica prevista pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), indicando a probabilidade de chuva, que já deve aparecer nesse meio de semana.

Campo Grande, por exemplo, inicia a semana com aumento na temperatura, que atinge máximas de 38 °C numa segunda e terça-feira (14 e 15) bastante encoberta de nuvens. 

Porém, já na quarta-feira (16), o campo-grandense pode reservar o guarda-chuva, pois, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (16) está previsto um dia bastante encoberto e com chuvisco, além da queda na temperatura a partir de quinta (17). 

Assine o Correio do Estado