Logo Correio do Estado

DE MS PARA SP Árbitra de MS vai comandar VAR em jogo do São Paulo no Estadual Natural de Três Lagoas, Daiane Muniz vai para o seu terceiro jogo na temporada 2025, desta vez está escalada para Portuguesa x São Paulo, nesta quarta-feira (29), às 20h35 28 JAN 2025 • POR Felipe Machado • 11h00
Daiane Muniz aplicando cartão vermelho no jogo entre Novorizontino e Ponte Preta   Foto: Reprodução/Instagram

A três-lagoense Daiane Muniz, de 36 anos, foi escalada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para comandar o árbitro de vídeo (VAR) no jogo entre Portuguesa e São Paulo, que acontece nesta quarta-feira (29), às 20h35 (horário de MS), pela 5ª rodada do Campeonato Paulista 2025.

Neste ano, a sul-mato-grossense já participou de outros dois jogos, também organizados pela instituição futebolística de SP, ambos como árbitra principal: Cuiabá 0 x 1 Ponte Preta (Copinha) e Novorizontino 0 x 1 Ponte Preta (Paulistão).

Esta não é nem de longe a primeira vez que Daiane foi escalada para estar no quadro de arbitragem de jogos das grandes equipes paulistas. No decorrer de 2024, ela participou de partidas como:

No ano passado, ela também esteve no quadro de árbitros para comandar o VAR em Paris, durante a realização dos Jogos Olímpicos, chegando a apitar a final masculina, entre Espanha e França, e a disputa de bronze no feminino, entre Espanha e Alemanha. 

Ainda, atuou na Copa do Mundo Feminina sub-17, onde também apitou a final, disputada entre Coreia do Norte e Espanha.

Quadro FIFA

Na primeira semana de janeiro, Daiane Muniz foi indicada para compor o quadro da FIFA, federação máxima do futebol, de 2025.

A lista dos selecionados pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi divulgada no último dia 06, com árbitros centrais, árbitros-assistentes e árbitros de vídeo (VAR) selecionados pela entidade.

Com essa designação, os profissionais presentes na lista estão aptos a para competições internacionais masculinas, femininas e de base. Os nomes foram enviados ao Comitê da FIFA, que vai analisar e, se tudo estiver certo, serão aprovados.

História

Árbitra FIFA desde 2018, Daiane iniciou sua carreira no Campeonato Sul-mato-grossense em junho de 2014, inclusive foi a primeira mulher a ser árbitra principal no estadual, no jogo entre Corumbaense e Maracaju, em 2020, mas mudou-se para São Paulo logo depois, tanto que hoje faz parte do quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A partir deste momento, ganhou reconhecimento nacional e comandou o VAR em vários jogos da primeira divisão nacional e chegou até a Copa do Mundo Feminina de 2023, disputada na Austrália, onde ela também trabalhou como assistente de vídeo.

Assine o Correio do Estado