Esportes

futebol feminino

Árbitra de MS vai atuar no 1º dia da Copa do Mundo

Quarteto feminino brasileiro apitará a partida entre Austrália e Irlanda amanhã

Continue lendo...

Apesar de a seleção brasileira estrear apenas na segunda-feira na Copa do Mundo de Futebol Feminino, disputada na Austrália e na Nova Zelândia, o Brasil terá quatro representantes na segunda partida do primeiro dia da competição, entre Austrália e Irlanda. Entre o quarteto está uma sul-mato-grossense.

Isso porque o duelo entre Austrália e Irlanda, da primeira rodada da Copa do Mundo, será apitado por um quarteto de arbitragem brasileiro.

A equipe escolhida é formada por Edina Alves (SP-Fifa) como árbitra de campo, auxiliada por Neuza Back (SP-Fifa) e Leila Cruz (GO-Fifa). Já o VAR ficará a cargo da sul-mato-grossense Daiane Muniz (Fifa), que é federada por São Paulo.

A partida começa às 6h de Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira, e será o segundo confronto do primeiro dia da competição. 

A Austrália é anfitriã do torneio junto da Nova Zelândia, que fará o jogo de abertura contra a Noruega, às 4h. 

Para Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, a escalação das brasileiras é uma prova da evolução da arbitragem nacional.

“A escalação do quarteto feminino comprova o desenvolvimento da arbitragem brasileira. A Fifa demonstra a credibilidade no nosso trabalho ao fazer essa designação. Também nos norteia sobre o nosso conceito na arbitragem mundial. Torcemos para que eles tenham um ótimo desempenho nesta partida e em toda a competição”, disse Seneme.

A Copa do Mundo terá apenas mulheres trabalhando em campo nas equipes de arbitragem. São 33 árbitras e 55 auxiliares, e os únicos profissionais homens presentes trabalharão exclusivamente no VAR. 

Além disso, será a primeira vez que o Mundial terá mulheres atuando na arbitragem de vídeo.

A seleção brasileira estreia apenas na segunda-feira, quando enfrenta o Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália, às 7h. 

Integrante do grupo F, a equipe comandada pela treinadora Pia Sundhage também terá duelos com França e Jamaica.

ÁRBITRA DE MS

Bandeirinha desde 2010, Daiane Caroline Muniz dos Santos, que na época era assistente em Três Lagoas, passou a integrar o quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2014.

“O trabalho das mulheres na arbitragem é muito mais cobrado e quero representar bem o nosso estado. Acho prematuro, mas meu desejo é estar no quadro da Fifa”, disse Daiane na época.
Quatro anos depois, a ainda bandeirinha realizou o sonho de poder apitar partidas internacionais. Ela recebeu da CBF o escudo da Fifa.

A conquista veio aos 29 anos e, na época, ela se tornou a única representante da arbitragem de Mato Grosso do Sul credenciada para atuar em partidas internacionais. 

“A notícia do escudo veio com a convocação para o Sul-Americano. Por isso, o preparo já foi iniciado logo no dia seguinte. É um momento indescritível. A gente trabalha tanto, se prepara tanto, e quando surgem essas oportunidades temos de agarrar”, destacou Daiane, em 2018.

crise

Assembleia Geral pode ser convocada para avaliar destituição de Infantino na Fifa

A insatisfação começou com as suspeitas de interferência durante o último mundial, com a revogação do cartão vermelho de Folarin Balogun

02/08/2026 23h00

Foto: Fifa

Continue Lendo...

A crise em torno do presidente da Fifa, Gianni Infantino, pode ganhar novos desdobramentos em breve. O jornal britânicoThe Guardian apontou que existem movimentações para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para avaliar a destituição do mandatário do cargo máximo da entidade.

O portal revelou que o plano para a realização da assembleia estava em andamento antes mesmo da tentativa de criar a Fifa Forward Enterprise (FFE), projeto que previa abrir os direitos comerciais da entidade para aporte de investidores privados nas principais competições da Fifa, como a Copa do Mundo.

A insatisfação começou com as suspeitas de interferência durante o último mundial, com a revogação do cartão vermelho de Folarin Balogun. Na época, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu ter telefonado para Infantino para pedir a anulação da punição ao atacante, que até então era um dos principais jogadores da seleção norte-americana no torneio.

O Conselho da Fifa é formado por 28 representantes das seis confederações, oito vice-presidentes e Gianni Infantino. O órgão é responsável pela tomada de decisões da entidade. Segundo as regras da Fifa, é necessário uma moção de 50% ou 19 dos 37 membros para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária.

Os rumores apontam que os dirigentes insatisfeitos com a presidência de Infantino chegavam a dois dígitos antes da polêmica. O The Guardian informou que os membros planejavam pedir a renúncia de Infantino caso ele recusasse abrir uma investigação independente sobre o caso Balogun.

Essa é considerada a maior derrota de Infantino desde que assumiu a presidência da entidade máxima do futebol em 2016. Uefa, Concacaf e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) se posicionaram contra a decisão do mandatário. Além de outros envolvidos, como o Real Madrid, considerado o maior clube do mundo, que comemorou o recuo da entidade em relação ao projeto Fifa Forward Enterprise.

Vale destacar que dos 37 membros do conselho, 14 são da Europa e América do Norte. Ainda seria necessário o apoio de outras partes envolvidas para convocar a Assembleia Geral Extraordinária. Responsável pelo futebol sul-americano, a Conmebol não tomou um posicionamento claro e solicitou mais informações sobre o polêmico projeto.

Gancho

Fernando Diniz, do Corinthians, é denunciado pelo STJD e pode pegar três jogos de suspensão

Comandante alvinegro foi enquadrado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva

01/08/2026 23h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O técnico Fernando Diniz pode virar desfalque do Corinthians nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o treinador pelo episódio envolvendo o volante Jadson, do Athletico-PR, durante o empate sem gols entre as equipes, na última quinta-feira, na Neo Química Arena, pela 21ª rodada da competição.

O comandante alvinegro foi enquadrado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da prática de "ato desleal ou hostil durante a partida". A pena prevista varia de uma a três partidas de suspensão.

A denúncia tem como base a confusão registrada ainda no primeiro tempo do confronto. Durante o desentendimento entre jogadores, Jadson se aproximou de Fernando Diniz, que reagiu dando um tapa na mão do volante. O lance foi rapidamente contido pelo quarto árbitro, mas o treinador recebeu cartão amarelo ainda durante a partida.

Na súmula, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli justificou a advertência ao técnico do Corinthians por "atuar de maneira a mostrar desrespeito ao jogo" ao empurrar o adversário com a bola fora de disputa. O relato foi utilizado pela Procuradoria do STJD como fundamento para oferecer a denúncia.

O julgamento de Fernando Diniz está marcado para a próxima terça-feira. Até lá, o treinador segue apto para comandar normalmente o Corinthians. Caso seja condenado, a suspensão passará a valer nas próximas partidas do Campeonato Brasileiro, desfalcando a equipe na sequência da competição.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).