Com frio intenso, 72 pessoas em situação de rua foram acolhidas durante esta última noite em Campo Grande, através do projeto Inverno Acolhedor.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS), Campo Grande chegou a registrar 4,6°C, com alerta da Defesa Civil de hipotermia e até morte, chegando a ficar pior em outros municípios espalhados pelo estado.
Portanto, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) e equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), acolheu pessoas com maior vulnerabilidade social em centros especializados.
Segundo a SAS, 72 pessoas foram acolhidas no Parque Ayrton Senna, a ‘casa’ do projeto Inverno Acolhedor, incluindo dois migrantes e quatro idosos. Ainda, desse número total, seis procuraram o abrigo, a chamada “demanda espontânea”.
Na estrutura, são disponibilizados colchões, cobertores, alimentação, atendimento do Consultório na Rua, espaço para pets e constante acompanhamento da equipe para a abordagem social, com começo às 18h e término às 6h.
Além disso, também ocorreram 24 abordagens do Seas pela capital, mas 23 recusaram o acolhimento e apenas um foi encaminhado para um dos abrigos. Também foram distribuídos 19 cobertores para pessoas em situação de rua.
Ainda, foi reforçado que a continuidade do projeto depende das temperaturas dos próximos dias, já que foi estabelecido que as atividades de acolhimento especial devem ser feitas quando a meteorologia aponta previsão menor que 12°C para a noite e madrugada na capital.
Projeto Inverno Acolhedor
O projeto foi desenvolvido com base nos alertas de temperatura igual ou inferior a 12ºC emitidos pela Defesa Civil. A estrutura no Parque Ayrton Senna será montada somente nas noites de frio intenso, com funcionamento das 18h às 6h. No espaço, são oferecidos alimentação, entrega de agasalhos e cobertores.
Desde janeiro, mais de 4 mil cobertores foram entregues a pessoas em situação de rua e famílias vulneráveis, por meio do Centro de Assistência Social, Centros de Convivência e do próprio Seas.
O Centro POP também continua funcionando e oferece atendimento técnico, alimentação, higiene, encaminhamentos e apoio psicossocial. Até o dia 19 de maio, foram contabilizados mais de 5,5 mil atendimentos técnicos e mais de 22 mil refeições servidas.
Caso alguém encontre pessoas em situação de rua expostas ao frio, pode avisar os órgãos pelos telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou 156. As equipes do Seas atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana, realizando busca ativa em toda a Capital.
Recomendações
De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:
- Se agasalhe
- Beba água
- Evite tomar banhos muito quentes
- Continue usando protetor solar
- Evite ambientes pouco ventilados
- Hidrate a pele
- Cuide da alimentação
- Não se exponha ao tempo
*Colaborou Karina Varjão


