Correio B

Correio B

Encontro de Fuscas e carros antigos reúne diversos modelos em Campo Grande

O evento ocorre no dia 18 de janeiro, com um desfile de diversos modelos de carros antigos no estacionamento da Cidade do Natal

Continue lendo...

Já diria a música: "Quer andar de carro velho, amor? Então, venha!" Entusiastas de veículos antigos poderão apreciar diversos modelos de Fusca no 1° Encontro do ano da Confraria, que acontece no sábado (18), no estacionamento da Cidade do Natal, em Campo Grande.

O convite vai muito além de apenas comparecer: também é uma oportunidade para tirar seu carro antigo da garagem e trocar ideias com outros apaixonados por veículos clássicos.

Em conversa com o presidente da Confraria Apaixonados por Fuscas & Derivados de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendonça, de 42 anos, ele explicou que o evento contará com uma grande variedade de modelos de Fusca.

Isso ocorre, segundo Eduardo, porque, no Brasil, a comercialização do modelo teve início por volta de 1950 e se estendeu até a década de 1990.

"Tem um integrante da Confraria que possui um exemplar de um dos últimos que foi fabricado no Brasil, conhecido como Fusca Série Ouro. Foram fabricadas aproximadamente 1.500 unidades, e ele tem esse modelo em excelente estado e muito original", contou Eduardo.

Além disso, o próprio Fusca do presidente da Confraria é da década de 1990, mas haverá outros estilizados ao gosto dos proprietários, como Fuscas no estilo californiano, old school e até hot rod.

"Teremos uma diversidade muito grande de Fuscas. Para quem gosta, geralmente é uma paixão que vem de pai para filho. Geralmente, as pessoas que curtem o movimento tiveram algum contato familiar: o pai já teve um Fusca, ou um amigo teve, ou aprenderam a dirigir em um, ou o avô teve e deixou saudade. Às vezes, o carro é de família, e a pessoa vem cuidando dele com carinho há anos."

Imagem divulgação

Meteorito


Modelo 1995, de cor bege urano, popularmente conhecido como "Fusca Itamar" por ser parte de uma ação do governo do ex-presidente Itamar Franco para trazer o veículo "popular do povo" e relançar o modelo, que ficou conhecido como Série Ouro.

Características: alto índice de originalidade, com pequenas modificações reversíveis. O veículo está equipado com conta-giros no painel, bancos de couro, escapamento esportivo e rodas esportivas no modelo Porsche 914.

 

 

 
Ainda que seja um veículo com quase 30 anos, é confortável e econômico para viagens.
 
Luiz Paulo Domingos e seu amigo de aventuras

Fusca na praia

O veículo na cor azul, preparado para cair na estrada, chegou até a praia conforme disse o gerente de marketing Luiz Paulo Domingos, de 35 anos. Ele circulou, inclusive, por Santa Catarina onde representou o Estado em um evento, e os roteiros não param por aí.

O carro passou por reforma há 9 anos, quando foram reparadas a tapeçaria, a funilaria e o motor.

“Sou apaixonado por ele, porque foi uma grande conquista. Ele me deu os melhores amigos que tenho e me levou a vários lugares. Onde passo, faço novas amizades também. Muitas emoções e aventuras ao lado dele nestes 11 anos juntos”, disse Luiz.

Imagem divulgação

Modelos 74 e 73

Os dois veículos pertencem ao membro da Confraria, Cristiano, que também é um entusiasta do Fusca. O azul é de 1974, e o amarelo, de 1973. Ambos são equipados com ar-condicionado. A curiosidade fica por conta do modelo azul que é conhecido pelo nome de "calcinha" enquanto o amarelo ainda não foi batizado. 

“O azul, eu tenho há mais de doze anos. Sempre tive Fusca, sempre fui apaixonado por Fusca. Tenho uma oficina de carros antigos, que abri devido à dificuldade das pessoas em encontrar mão de obra especializada”, contou o mecânico especializado em veículos clássicos.

Está pensando que o carro azul, chamado de “estradeiro”, fica parado? Nada disso! Ele já rodou pelo Paraná, Santa Catarina e Assunção, no Paraguai, entre outras localidades. Já o amarelo, por ser rebaixado, Cristiano costuma usá-lo quando dirige pela Cidade Morena.

“Trabalho com Fusca desde 1989. Entrei como aprendiz de mecânico em uma concessionária Volkswagen no Paraná. Meu pai sempre teve carros antigos, como Fusca. Naquela época, era isso, né? E, na frente da minha casa, tinha uma oficina mecânica de um senhor que mexia apenas com esse carro. Então, sou apaixonado desde pequeno”, frisou Cristiano.

Imagem divulgação

Outros veículos

Para agradar a todos os gostos, o evento também contará com Kombis, Variantes, Fiat 147, Corcéis, Gols, entre outros. A única exigência para participar é que os veículos tenham, no mínimo, 30 anos de fabricação.

Pensado em toda família o local terá alguns foodtruck, banheiros e como edições anteriores promete não deixar os entusiastas por veículos antigos com os olhos brilhando e vontade de adquirir um modelo para ir reformando devagar.

Serviço:

1° Encontro do Ano da Confraria 2025
Data: 18 de janeiro, às 14h
Local: Estacionamento da Cidade do Natal

Assine o Correio do Estado

 

 

Correio B

Exposição literária destaca identidade cultural de MS

Mostra dará destaque às obras de Manoel de Barros, Hélio Serejo e Maria da Glória Sá Rosa

04/12/2025 18h00

Divulgação

Continue Lendo...

Será inaugurada amanhã (5) a exposição “Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia” que promete explorar a essência, a estética e as  influências que moldam a escrita sul-mato-grossense. Montada na “Gibiteca Mais Cultura”, a mostra permanecerá aberta ao público até abril de 2026.

Os grandes destaques da exposição são Manoel de Barros, cuja poesia reinventou o olhar sobre o Pantanal; de Hélio Serejo, cronista das tradições e histórias de fronteira; e Maria da Glória Sá Rosa, referência na pesquisa e crítica literária.  

Outro destaque da exposição é o eixo temático que aborda os fluxos migratórios e suas contribuições para a formação sociocultural do estado. A presença japonesa, síria, libanesa e indígena será apresentada como elemento fundamental na constituição das narrativas e das linguagens literárias consolidadas ao longo do tempo.

O público poderá conhecer como essas influências moldaram costumes, expressões artísticas e modos de viver que se refletem na literatura regional.

O espaço físico da mostra será ornamentado com elementos visuais inspirados no Pantanal, entre eles a icônica imagem do carro de boi atravessando as águas, símbolo da narrativa e da memória afetiva do estado.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Política Nacional Cultura Viva (PNCV), Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS.

SERVIÇO

Exposição: Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia
Abertura: 5 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Sacramento, 800 – Bairro Seminário, Campo Grande (MS)
Período de visitação: Dezembro de 2025 a abril de 2026
Agendamento de visitas: pelo telefone (67) 3365-0405 ou pelo WhasApp (67) 99115-0283
 

pagonejo bão

Alexandre Pires traz show da nova turnê para Campo Grande em 2026

O cantor é o único brasileiro na lista dos 100 maiores artistas latinos do século 21 da Billboard e apresentará show inédito na Capital

04/12/2025 15h00

Alexandre Pires fará show em Campo Grande em agosto de 2026

Alexandre Pires fará show em Campo Grande em agosto de 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O cantor Alexandre Pires, único brasileiro na lista dos 100 maiores artistas latinos do século 21 pela Billboard, fará show da nova turnê 'Pagonejo Bão' em Campo Grande, em agosto do ano que vem.

A apresentação será no dia 1º de agosto de 2026, no Bosque Expo.

Alexandre Pires é reconhecido tanto no Brasil como internacionalmente, com discografia em espanhol e português. Esse histórico soma-se às suas turnês nacionais e participações em grandes eventos.

Na nova turnê, o cantor transcende a barreira de estilos musicais, unindo dois ritmos populares no Brasil, sendo o pagode e o sertanejo.

O projeto Pagonejo Bão nasceu na ideia de aproximar dois universos da música popular brasileira em uma apresentação dinâmica, calorosa e dançante. 

Assinantes do Correio do Estado tem até 50 % de desconto nas atrações do Pedro Silva. ASSINE AGORA.

No palco, Alexandre Pires revisita clássicos que marcaram sua trajetória, tanto do período à frente do grupo Só Pra Contrariar quanto da carreira solo, além de interpretações em dueto com nomes contemporâneos e arranjos que valorizam voz e violão, percussão e instrumentação acústica típica do gênero sertanejo.

O projeto foi gravado ao vivo em 2025 em datas especiais e já ganhou registros em áudio e vídeo. 

No show, Alexandre Pires mistura os maiores sucessos do pagode com o espírito do sertanejo, reunindo repertório romântico, swing e novas interpretações ao vivo.

"Pagonejo Bão é um projeto de coração: é resgatar memórias, mostrar que música boa atravessa estilos e celebrar o público que canta comigo há décadas”, disse Alexandre Pires.

No repertório, o cantor deve apesentar sucessos do Só Pra Contrariar, como Domingo, Essa Tal Liberdade e Mineirinho, além de clássicos do sertanejo, como Evidências, Pense em Mim e É o Amor.

Serviço

Data: 1º de agosto de 2026
Abertura das portas: 20h
Início do show: 22h
Local do show: Bosque Expo
Valores: serão divulgados em breve
Onde comprar: Stand Comper Jardim dos Estados; pela internet no site www.pedrosilvapromocoes.com.br.
Classificação: 18 anos
Realização: Pedro Silva Promoções & Jamelão

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).