Cidades

após incêndio

Famílias do Mandela serão realocadas para outras quatro áreas da Capital

Prefeitura irá doar lotes em áreas com acesso à água e energia e kits para construção das casas

Continue lendo...

As famílias da Comunidade do Mandela, que foi atingida por incêndio na última quinta-feira (16), receberão lotes doados pela Prefeitura de Campo Grande em quatro regiões da cidade. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (21) pela prefeita Adriane Lopes (PP).

"As áreas para onde todas as famílias serão realocadas são áreas da cidade que já têm infraestrutura, esgoto, drenagem, asfalto, com respeito a essas famílias que estão passando por essa situação e que já vinham em um processo de regularização", disse a prefeita.

As áreas onde serão disponibilizados os lotes são:

  • José Tavares - 38 lotes
  • Loteamento Iguatemi I - 38 lotes
  • Loteamento Iguatemi II - 30 lotes
  • Talismã - 32 lotes

Os moradores não podem reconstruir as moradias no mesmo local onde é a Comunidade do Mandela por se tratar de uma Área de Proteção Ambiental (APP).

Dentre as áreas disponibilizadas, a divisão sobre qual família irá para cada lote será feita em conjunto com as lideranças da comunidade.

"Nós vamos dividir em grupos prioritários. As crianças que estão matriculadas na escola integral, que fica do lado da comunidade, ficarão na área mais próxima escolhida. E as demais, sucessivamente, serão realocadas para as áreas que, nos próximos 10 dias, passam por esse desmembramento, instalação de água e energia", explicou a prefeita.

Esse prazo de 10 dias foi pedido pelas concessionárias de água e energia elétrica para fazer as respectivas ligações.

De imediato, serão atendidas 100 famílias que estão com documentação e cadastro regularizados junto à prefeitura. As outras 87 famílias também serão atendidas, mas passarão pelo processo de regularização.

Além do lote, as famílias que estão regulares, serão beneficiados com o Credihabita, programa que fornece linhas de microcrédito para aquisição de materiais de construção, documentação edilícia e contratação de Assistência Técnica Especializada em Habitação de Interesse Social (ATHIS), 
As que não tem o cadastro, receberão kits com material de construção para edificar suas casas nos lotes.

Kit Construção 

Das 100 famílias, cerca de  87 apresentaram problema de documentação e com a necessidade de regularização imediata irão receber o kit construção para que elas mesmas possam construir suas moradias.

Já as 100 famílias que possuem toda a documentação, contarão com o programa da prefeitura Credhabita
que consiste no material mais a mão de obra da prefeitura.

Equipes da prefeitura prestarão assistência para as famílias

"Nós estamos vivenciando uma emergência e agora nós vamos avançar num prazo máximo de 6 a 8 meses, entregando essas casas", disse a prefeita.

Até que as casas sejam construídas, Adriane afirma que as famílias terão a opção de permanecer em abrigos municipais.

"Hoje nós disponibilizamos três abrigos municipais para acolher as famílias. Num primeiro momento, as famílias não aceitaram o abrigamento com medo de perderem os seus direitos, então, nós estamos garantindo a essas famílias todos os direitos", concluiu a chefe do Executivo Municipal.

Incêndio no Mandela

Na quinta-feira (16), um incêndio de grandes proporções destruiu cerca de 80 barracos na Favela do Mandela, fazendo com que 187 famílias perdessem seus lares e itens básicos nas chamas.

As causas do incêndio ainda não foram divulgadas, mas suspeita-se que possa ter sido provocado por um curto-circuito ou por uma pessoa, que teria ateado fogo em um barraco e acabou se espalhando para os outros, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Famílias que aceitaram foram encaminhadas para abrigos. Na sexta-feira (17), o Exército Brasileiro instalou 14 tendas para acolhimento a essa população. 

Como os moradores perderam tudo com o fogo, muitas pessoas estão levando doações até a comunidade. Por conta disso, a prefeitura informou que agora as maiores necessidades são água, produtos de higiene pessoal e fraldas. Outros também estão levando roupas e brinquedos para as crianças.

A prefeitura também pede que essas doações sejam concentradas no Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) de Campo Grande, situado na Av. Fábio Zahran, nº 6.000, Vila Carvalho.

Treinamento

Assomassul promove programa de capacitação gratuito para servidores públicos de Campo Grande

A primeira aula é sobre compras e licitações e segue até as 17h de hoje. Demais aulas seguem até o dia 11 de abril.

08/04/2025 15h09

Assomassul promove programa de capacitação gratuito para servidores públicos de Campo Grande

Assomassul promove programa de capacitação gratuito para servidores públicos de Campo Grande Assomassul

Continue Lendo...

Acontece hoje (8), realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul), a Mentoria Assomassul, um programa de capacitação gratuito voltado aos servidores públicos da cidade. O evento teve início às 7h, com credenciamento e a abertura às 8h, seguido da primeira aula presencial, no auditório da entidade e segue até às 17h.

Segundo a assessoria, a mentoria busca fortalecer a atuação técnica das equipes municipais em três eixos temáticos fundamentais da gestão pública:

  • Finanças e Contabilidade;
  • Compras e Licitação; e
  • Recursos Humanos.

O programa tem como objetivo promover mais eficiência em procedimentos administrativos, a segurança nas decisões e alinhamento com as exigências legais e de controle externo. No programa, também é oferecido treinamento prático no novo sistema do TCE-MS, o e-Sfinge. 

Compras e Licitação - Aula 1

Logo após a abertura oficial, os participantes iniciaram as atividades do primeiro tema: Compras e Licitação, conduzida pelas especialistas Renata Rios e Luciana Palhano. A aula pretende preparar os técnicos para realizar processos licitatórios de forma ágil e eficiente, atendendo demandas administrativas da cidade e aprendendo a solucionar questões práticas diárias. 

Os temas do conteúdo são: 

I – Instrumentos de Planejamento (Lei nº 14.133/2021):

  • DFD – Documento de Formalização de Demanda
  • ETP – Estudo Técnico Preliminar
  • TR – Termo de Referência
  • PCA – Plano de Contratação Anual


II – Pesquisa de Preços

III – Regulamentação, Formalização e Análise Crítica

IV – Contratação Direta

  • Processo de contratação direta
  • Inexigibilidade de licitação
  • Dispensa de licitação

V – Modalidades de Licitação

  • O pregão e a concorrência – formalização dos processos
  • Pregão – fases e formas
  • Concorrência

VI – Procedimentos Auxiliares

  • Sistema de Registro de Preços
  • Credenciamento

VII – Contratos Administrativos

  • Gestão e fiscalização contratual

VIII – Treinamento no sistema e-Sfinge, com foco no módulo de Atos Jurídicos

Além das aulas de hoje (8), o cronograma segue com atividades presenciais até o dia 11 de abril. Os próximos encontros serão nos meses de maio e junho, além do atendimento técnic online garantido aos participando por 90 dias, também organizado por eixo temático, com consultorias especializadas, modelos de documentos e respostas a consultas técnicas. 

Sistema e-Sfinge

Todos os eixos temáticos contarão com treinamento no sistema e-Sfinge, lançado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) e terá foco nos seguintes módulos:

  • Planejamento
  • Atos jurídicos
  • Execução Orçamentária
  • Registros Contábeis
  • Gestão Fiscal
     

Acidente

Mecânico que matou 4 da mesma família em acidente na BR 060 tem prisão preventiva decretada

A decisão foi assinada nesta terça-feira (8) após constar o uso de bebidas e entorpecentes pelo motorista.

08/04/2025 14h31

David Lopes Queiroz continua internado sob escolta policial

David Lopes Queiroz continua internado sob escolta policial Reprodução

Continue Lendo...

Foi decretada nesta terça-feira (8) a prisão preventiva do mecânico David Lopes Queiroz envolvido no acidente fatal na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande, que resultou na morte de 4 pessoas no último domingo (6). 

A decisão se deu após verificar-se especialmente pelo estado do motorista em flagrante, tendo indícios de que o mecânico dirigia sob efeito de álcool e, possivelmente, sob influência de cocaína. 

“Tal circunstância, embora ainda dependa de apuração mais aprofundada no decorrer da instrução criminal, soma-se à gravidade concreta do fato, notadamente pelas consequências da conduta, que teria resultado em duas ou mais vítimas fatais, conforme consta nos autos. Diante disso, entendo necessária e adequada a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva a, com fundamento no art. 312 do Código de Processo Penal, para garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal”, diz o documento assinado pelo juiz Francisco Vieira de Andrade Neto. 

David já havia tido sua prisão preventiva pedida pela Polícia Civil ao dar entrada no hospital com nome falso e apresentando sinais de embriaguez como “hálito etílico e fala arrastada com palavras com baixo calão, não colaborativo e com períodos de sonolência”, conforme consta na ocorrência registrada pela polícia. David permanece internado e com escolta policial e, após a alta médica, será encaminhado para a AGEPEN. 

Segundo a ocorrência, policiais se dirigiram até o endereço do mecânico e conversaram com o irmão de David, Diego Lopes, que confirmou que ele havia feito uso de cocaína. 

As vítimas do acidente foram Drielle Leite Lopes e seus três filhos: Helena de Leite Saraiva, de 10 anos, João Lúcio Leite Saraiva, de 2 anos, e José Augusto Saraiva, de apenas 3 meses. O filho mais velho de 12 anos, Otavio, que continua internado na Santa Casa de Campo Grande e o pai, Oldiney Centurion Saraiva foram socorridos com vida. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).