Resgatada ainda filhote em Nova Andradina, município 297,7 quilômetros distante de Campo Grande, a lobinha da espécie Cerdocyon thous é a nova moradora do Bioparque Pantanal.
Ela será abrigada no espaço através de um programa do complexo que busca garantir bem-estar, qualidade de vida e uma nova chance para animais que não podem ser inseridos na natureza.
“O mamífero teve entrada no CRAS em outubro de 2021, trazido pelos bombeiros de Nova Andradina, onde a mesma foi encontrada órfã, com aproximadamente dois meses de vida. Ela não pode mais voltar para a natureza, por isso a destinamos para um espaço adequado”, explicou Aline Duarte, coordenadora do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande.
Foram feitas adaptações para atender a espécie, e a equipe técnica do complexo, formada por profissionais especializados em manejo, nutrição e bem-estar é responsável pelos cuidados diários.
Também fazem parte do programa a sucuri Gaby Amarantos e os jabutis. Ambos não podem voltar para a natureza e exercem um papel educativo, onde são inseridos em abordagens sobre tráfico de animais, medidas para evitar atropelamento de fauna, queimadas e o que se deve fazer ao encontrar um animal silvestre, dentre outros.
“O primeiro objetivo do CRAS é fazer a soltura do animal na natureza, não havendo essa possibilidade, é importante que tenhamos projetos como o Bioparque, que possam receber um animal desse com qualidade e ainda proporcionar educação ambiental pra nossa comunidade”, destacou o gerente de recursos pesqueiros e fauna do Instituto Imasul, Vander Ferreira de Jesus.
Homenagem
O animal foi batizado de Delinha, uma homenagem à cantora ícone da música regional e considerada a ‘dama do rasqueado’.
A artista fez sucesso no cenário sertanejo do Estado, sendo a voz de sucessos como O Sol e a Lua e Prazer de Fazendeiro ao lado do cantor Délio, falecido em fevereiro de 2010.
“O nome foi pensado de uma forma toda especial, buscando não só valorizar a artista, mas sua trajetória e importância para a música regional. Delinha foi muito especial para o nosso estado, essa homenagem tem um significado muito grande não só para nós, como para os familiares, amigos e fãs”, declarou a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.
Filho da cantora Delinha cantou sucessos da mãeO filho da cantora Delinha, João Paulo Pompeu, ficou emocionado com a homenagem e encantou os visitantes cantando os sucessos da mãe.
"É gratificante saber que minha mãe é tão querida, esse reconhecimento é uma alegria para mim, agradeço ao Bioparque de coração", comentou.


