Acaba de ser lançado no País o Celcoin, um aplicativo que transforma um número de celular em uma conta digital, sem vínculo com bancos ou com as operadoras de cartão, e sem aquela cobrança de mensalidade e taxas de adesão.
Por intermédio do app, o usuário pode proporcionar as transações financeiras de qualquer lugar e a qualquer hora com poucos cliques. Dá para transferir dinheiro para outros aparelhos, mesmo que não sejam registrados; pagar contas, recarregar celulares de qualquer operadora, além de comprar créditos de jogos, receber os trocos eletrônicos e sacar valores para as contas bancárias de mesmo titular.
Para usar o Celcoin, basta baixar o aplicativo, carregar o saldo na conta por meio de boleto ou transferência, TED ou DOC, e começar a fazer transações financeiras. Não há custo mensal, nem taxa de adesão, nem qualquer burocracia para abrir uma conta digital. É necessário só ter um telefone. Celcoin pode ser usado pela web em algumas transações, como a consulta de saldo, recarga e encerramento da conta, por SMS.
Um fator que também vem contribuindo de uma forma inesperada para a adesão é a redução drástica na circulação de moedas e cédulas de baixo valor. Com a falta de troco, muitos lojistas e autônomos vêm usando Celcoin para dar o troco eletrônico direto no celular dos clientes.