Opinião

ECONOMIA

Lei do Gás e seus impactos: Econômicos e Sociais

Confira a coluna do economista Michel Constantino desta terça-feira

Rafaela Moreira

15/06/2021 - 00h02

No processo de desenvolvimento econômico e social, a sociedade vai experimentando regras (leis) definidas pelos legisladores e nós analistas avaliamos seus resultados ao longo do tempo. 

Penso, que se o resultado for satisfatório essa lei deve ser alavancada, ou seja, potencializada, mas, se a lei não surte o efeito esperado (não alcança o objetivo) ela deve ser reavaliada e trocada.

 Foi assim com a “Lei do Gás”, que se transformou na Lei nº 14.134, de 2021, chamada nova lei do gás natural, e foi sancionada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e estabelece um novo marco legal do setor no Brasil.

Em 2009 foi criada uma lei sobre o setor de gás, Lei 11.909/2009 que introduziu o regime de concessão para o setor, mas desde então não houve nenhum novo duto construído sob esse regime, ou seja, essa forma de legislação falhou, 12 anos sem investimentos no setor, sem concorrência, e a criação de um monopólio que custa mais caro ao bolso do consumidor, as empresas e do transporte.

Dito isto, a “Nova Lei do Gás Natural” pretende alcançar novos objetivos:

  • Estimular a entrada de novos fornecedores de gás natural e evitar a concentração de mercado nas mãos de poucas empresas;
  • Tornar o setor de transporte mais transparente;
  • Promover a competitividade na comercialização de gás natural, especialmente para o consumidor industrial;
  • Reduzir os preços do gás natural, do gás de cozinha, do combustível e da energia elétrica no país;
  • Gerar empregos.

A mudança maior da lei é a forma de contratação, sai da concessão para a autorização, transformando um mercado verticalizado, para um mercado aberto de alta concorrência. Mais competidores, aumenta a qualidade do serviço e os preços tendem a baixar.

Estimamos 150 bilhões em investimento até 2030 e uma universalização dos benefícios do gás natural para todos os brasileiros. Com a entrada de novos players e o dobro de empresas os estados tendem a arrecadar mais e beneficiar o consumidor final. 

Como analista vamos acompanhar os dados e os resultados, comparando com nossas previsões.

Últimas notícias

Direito previdenciário

Aposentadoria do Médico: Quem cuida de vidas também precisa cuidar do próprio futuro

Por Juliane Penteado Santana Advogada previdenciarista há mais de 25 anos e professora de Direito Previdenciário

23/10/2026 00h03

Juliane Penteado

Juliane Penteado

Continue Lendo...

Direito

Imóvel dado em garantia não cobre, automaticamente, todas as suas dívidas com o banco

A chamada "cláusula guarda-chuva", comum em contratos de bancos e cooperativas de crédito, tenta estender a garantia a qualquer dívida futura. A lei impõe limites, e conhecê-los pode salvar a fazenda

22/10/2026 00h03

Leandro Provenzano

Leandro Provenzano Foto: Montagem / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).