Venildo Trevizan - Frei
Embora haja quem não valorize essa data, julgamos justa a tarefa de homenagear nossos pais, não apenas por estar ocorrendo no calendário social, mas, principalmente, pelas atitudes e pela presença em nossas famílias necessitadas de carinho e de maturidade.
Permitam que prestemos essa homenagem de uma maneira muito meiga e aconchegante.
Acreditem: procura-se um homem sensato em seu julgar. Procura-se um homem comedido em seu discernir; procura-se um homem adulto em suas decisões; procura-se um homem honesto em seu negociar; procura-se um homem humilde em seu falar; procura-se um homem sábio em seu corrigir.
Essas seriam algumas das qualidades necessária no relacionamento de alguém que possa ser considerado pai. Essas seriam as forças e as virtudes exigidas de um homem que almeja ser considerado e respeitado como pai, não apenas no gerar vida, mas ainda como alguém que se propõe gerar personalidades e talentos.
O mundo não está tendo o que o ser humano necessitaria para se desenvolver o mais perfeitamente possível em dignidade e em amor, com o objetivo de se desenvolver o mais perfeitamente possível em seus dons e em sua personalidade.
O verdadeiro pai é quem ama a verdade. O verdadeiro pai é quem respeita a diferença de opiniões e acredita na sinceridade dos filhos. O verdadeiro pai é aquele que sabe perdoar e pedir perdão. O verdadeiro pai é aquele que abençoa as esperanças e ilumina os sonhos.
Na Bíblia Sagrada encontramos inúmeras passagens enaltecendo o valor e a riqueza de ser pai. Na Carta aos Colossenses, Paulo escreve: “Mulheres sejam submissas a seus maridos, pois assim convém às mulheres cristãs.
Maridos, amem suas mulheres e não sejam grosseiros com elas. Filhos, obedeçam em tudo a seus pais, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos para que eles não fiquem desanimados” (Col.3,20-21).
A palavra de Deus é muito fecunda em ensinamentos referentes à convivência familiar. São ensinamentos válidos para todas as idades, tanto para homens quanto para mulheres, tanto para os pais quanto para os filhos.
No conceito popular, o filho que encontra educação, carinho e acolhida em sua família vê seu pai como herói, homem forte e invencível. Sente-se orgulhoso e faz questão de relatar isso a seus colegas de escola e a seus companheiros de vida social. Jamais imaginaria ser decepcionado.
Mas, às vezes, com alguém acontece. Vem a decepção e a descrença, a tristeza e a revolta. Torna-se difícil conviver e aceitar. O coração sangra. A mente esvazia. A esperança definha. Não há razão que preencha o vazio da alma.
Mas será preciso encontrar um caminho possível. E existe, a partir do momento em que entrar na intimidade de Deus e buscar a luz da fé e da esperança. Seja como for, aos pais desejamos paz, alegria e contentamento.
Desejamos ver em seus semblantes a face de Deus Pai. Esperamos ver em suas mãos, as mãos confortadoras. Ver em seu olhar, o olhar amoroso de Deus. Escutar em suas palavras, palavras que edificam, consolam e incentivam a confiar no amor criador de nosso Deus e Pai.