Opinião

ARTIGOS

A retomada do mercado de trabalho e da renda no Brasil

Essa animação é fruto da retomada do emprego

José Carlos Oliveira - Ministro do Trabalho e Previdência

O Brasil atingiu seu recorde histórico de 42.239.251 empregos formais no mês de julho de 2022, segundo dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A estimativa feita pelo governo em janeiro de 2022 era de 1,5 milhão de empregos gerados no ano. No mês de julho, passados apenas sete meses, nós já superamos a expectativa, com 1.560.896 novos empregados.

O crescimento do emprego vem acontecendo em todas as regiões do País, Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. No mês de julho, os 27 estados brasileiros tiveram saldo positivo, e seis estados fecharam o mês tendo criado mais de 10 mil novas vagas formais: São Paulo (67.009), Minas Gerais (19.060), Paraná (16.090), Rio de Janeiro (13.434), Bahia (13.318) e Ceará (10.108).  

É possível observar que o semestre foi extremamente produtivo e que estamos no caminho certo. O governo está dando segurança aos empresários e aos empreendedores, que acreditam cada vez mais no mercado brasileiro.

Importante destacar também que houve crescimento de empregos criados nos cinco segmentos da economia: serviços (81.873), indústria (50.503), comércio (38.574), construção civil (32.082) e agropecuária (15.870), com efeitos importantes na vida das pessoas.  

O mês de julho é o segundo mês consecutivo em que o salário real de admissões cresce. 

Isso é muito importante, pois o efeito desse crescimento influencia de maneira positiva a vida das pessoas. Três fatores contribuíram para esse crescimento importante: a queda da inflação, a participação da indústria e a queda do desemprego.  

Essa é uma vitória para o País, para a população brasileira. É possível observar o ânimo dos cidadãos ao andar pelo Brasil. 

Para vencer, é necessário trabalhar, perseverar e dar sua parcela de contribuição à sociedade. Essa animação é fruto da retomada do emprego.

Direito previdenciário

Aposentadoria do Médico: Quem cuida de vidas também precisa cuidar do próprio futuro

Por Juliane Penteado Santana Advogada previdenciarista há mais de 25 anos e professora de Direito Previdenciário

23/10/2026 00h03

Juliane Penteado

Juliane Penteado

Continue Lendo...

Direito

Imóvel dado em garantia não cobre, automaticamente, todas as suas dívidas com o banco

A chamada "cláusula guarda-chuva", comum em contratos de bancos e cooperativas de crédito, tenta estender a garantia a qualquer dívida futura. A lei impõe limites, e conhecê-los pode salvar a fazenda

22/10/2026 00h03

Leandro Provenzano

Leandro Provenzano Foto: Montagem / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).