Opinião

MICHEL CONSTANTINO

Produtividade do Trabalho: Brasil está estagnado

Confira a coluna de Michel Constantino desta terça-feira (11)

Michel Constantino

11/04/2023 - 00h05

A relação entre valor adicionado de um setor da economia e o número de horas trabalhadas é um indicador de produtividade do trabalho. A Fundação Getúlio Vargas divulga esse indicador desde 2012 e de lá para cá o crescimento é muito baixo.

Esse é um dos fatores que contribuem para o pequeno crescimento da economia, a produtividade do trabalho brasileira quando relacionada com o ranking internacional ficou em 51 posição de um total de 69 países. Alguns estudos mostram que a produtividade brasileira é 25% da produtividade americana.

Os setores de serviços são os que apresentam baixa na produtividade do trabalho, sendo responsável por quase 70% do PIB. Na indústria, o crescimento da produtividade regional entre 2002 e 2019 foi notadamente menor do que o observado na agropecuária. Entre 2002 a 2019, por exemplo, o crescimento da produtividade da indústria no Sudeste foi de apenas 0,4% a.a., bem menor que o observado no Norte e Nordeste (ambos com crescimento médio de 1,5% a.a.) e no Centro-Oeste (2,5% a.a.) e próximo ao observado no Brasil (0,5% a.a.). O pior desempenho foi o da região Sul, que apresentou queda de 0,7% a.a. entre 2002 e 2019. Em 2020, assim como na agropecuária, a indústria também cresceu de forma extraordinária, com destaque para o Nordeste, cujo crescimento foi de 17,4%.

Assine o Correio do Estado

Direito previdenciário

Aposentadoria do Médico: Quem cuida de vidas também precisa cuidar do próprio futuro

Por Juliane Penteado Santana Advogada previdenciarista há mais de 25 anos e professora de Direito Previdenciário

23/10/2026 00h03

Juliane Penteado

Juliane Penteado

Continue Lendo...

Direito

Imóvel dado em garantia não cobre, automaticamente, todas as suas dívidas com o banco

A chamada "cláusula guarda-chuva", comum em contratos de bancos e cooperativas de crédito, tenta estender a garantia a qualquer dívida futura. A lei impõe limites, e conhecê-los pode salvar a fazenda

22/10/2026 00h03

Leandro Provenzano

Leandro Provenzano Foto: Montagem / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).