O atual governo tem 23 ministérios é o terceiro colocado no ranking da América Latina: antes dele, Venezuela com 33 ministérios e Chile, com 24. Se Lula aumentar em 40% o número de ministérios o Brasil assumirá a liderança.
Mais: Uruguai é o que tem menos:14 ministérios. Mais o Chile é o país com maior número de mulheres nos ministérios (14 dos seus 24 ministros). Venezuela com (10 de seus 33), o Uruguai 2 de seus 14 ministros e o Brasil nem aparece.
“Infelizmente, o Novo, fundado em 2011 e pelo qual trabalhei por mais de 10 anos, não existe mais. Esse Novo, definitivamente, não me representa”,
de JOÃO AMOÊDO // anunciando sua desfiliação da sigla.
In – Pantalona tradicional
Out – Pantalona indiana
Fotos: ReproduçãoMais uma vez Gisele
A übermodelo Gisele Bündchen, 42 anos, está focada no trabalho, após o divórcio surpresa dela e do jogador de futebol americano Tom Brady. Ela está em duas capas de revista: Dust Magazine onde aparece num ensaio ao lado do modelo e professor de jiu-jítsu Joaquim Valente e do irmão Guilherme Valente e para M le Magazine du Monde em cliques com supostos passos de dança. Aliás a modelo já confessou que adora dançar e que já incluiu isso na sua rotina. Gisele que comprou uma casa na região de Surfside, em Miami, na Flórida, que fica a 61 metros de sua antiga casa, do outro lado do riacho onde mora seu ex-marido, tudo para facilitar a convivência de Tom com os filhos. A casa além de contato com a natureza possui uma academia, uma sala de home theater, uma sala de jogos para as crianças, duas garagens e uma doca nos fundos e custou R$ 6,4 milhões. Mais: ela negou que esteja namorando o professor de jiu-jítsu Joaquim Valente, apesar das afinidades como o estilo de vida zen, focado em melhorias e busca do equilíbrio físico e mental. Ele inicialmente era professor da arte marcial do filho Benjamin (12 anos) e do antigo enteado John (15 anos) e em fevereiro Gisele também começou a praticar o jiu-jítsu.
Manifestantes à deriva
As chuvas torrenciais de segunda-feira (28) e o jogo do Brasil e Suíça impediram que bloco de manifestantes contra Lula e pela intervenção das Forças Armadas, mesmo com capas de chuvas de plástico fornecidas pelos organizadores, fizesse sua primeira “marcha” de um quartel a outro. Mas não impediram o clima que dominou integrantes das concentrações – estendido às redes sociais – diante da aparição do deputado Eduardo Bolsonaro no Catar, com sa entourage. Tomou um avião e foi torcer pelo Brasil lá criando uma revolta – e uma profunda decepção entre os considerados golpistas, que se sentiram abandonados pelo “03”. Entenderam que o fato dele estar no Catar, torcendo pelo Brasil, era sinal de que nada aconteceria até a diplomação de Lula. Diante de fotos de Eduardo Bolsonaro vibrando em grupo de brasileiros, os mais observadores notaram que o “03” não usava uma patriótica camisa verde-amarela, com qualquer inscrição ou mesmo o número 22 nas costas. Era uma camisa da seleção brasileira, com logotipo da CBF (acredita-se que é original). Nas conversas entre os molhados integrantes dos protestos e nos comentários nas redes sociais levaram a crer que os manifestantes estavam se sentindo à deriva, sem saber o que fazer. Os mais irritados abandonaram o bloco, contrariando os mais fanáticos.

De olho no jogador
A princesa Leonor, 17 anos, herdeira do trono espanhol ganhou notoriedade ao participar de vários atos oficiais ao lado dos pais, o rei Filipe VI e a rainha Letizia. A princesa das Astúrias sempre que pode, está ao lado deles, tudo porque ela está estudando na UWC Atlantic College, no Sul do País de Gales, fundada em 1962. Só que, mais um fato chamou a atenção para ela nos últimos dias: foi um de seus cadernos que tem capa forrada com fotografias de Gavi, jogador que pertence à seleção espanhola e que deixou seu gol na vitória de 7 a 0 em cima da Costa Rica. Mais: há quem garanta que Gavi até mandou uma camisa autografada para a princesa.
Com Obrador
Lula foi convidado pelo presidente André López Obrador para uma visita pré-oficial à Cidade do México ainda em dezembro. O encontro entre eles deveria ter ocorrido na sexta-feira passada (25), por ocasião da cúpula Aliança do Pacífico. No entanto, Lula cancelou a viagem por recomendação médica, após a cirurgia na garganta. A visita ao México é um sinal promissor para exportadores brasileiros. O Brasil responde hoje por apenas 3% de todas as importações mexicanas.

“Só tem rolo”
Cotado para o Ministério da Defesa, José Mucio Monteiro, ex-líder do PTB na época do mensalão, ex-ministro das Relações Institucionais, ex-TCU (se aposentou para se dedicar à iniciativa privada) e pernambucano como Lula, quando era deputado (foi eleito cinco vezes), mantinha na porta de seu gabinete uma bandeira e costumava oferecer bolo de rolo aos parlamentares. E dizia: “É o prato típico porque aqui só tem rolo”.
Acalmar os ânimos
Depois do jantar, em Brasília, com as bancadas do PL no Senado e na Câmara, Valdemar Costa Neto continua empenhado em acalmar os ânimos dos integrantes da sigla depois do TSE lhe enfiar uma multa de R$ 22,9 milhões por ter entrado com ação, sem provas, contra os votos no segundo turno. Os mais engajados acham até que Alexandre de Moraes acabou gozando todo mundo com o número 22 da multa. Muitos parlamentares afirmam que não foram consultados e teriam se posicionado contra a iniciativa. Esses “valdemaristas” temem que a sigla enfrente ainda mais problemas na justiça. Dos 99 parlamentares eleitos pelo PL, cerca de 40 admitem apoiar o governo de Lula.
DE CONFIANÇA
Entre círculos financeiros e até mesmo entre aliados do PT, o nome de Fernando Haddad cotado para o Ministério da Fazenda começa a ganhar apoio, depois de ter sido alvo de quase uma campanha contra sua nomeação. Os mais atentos a formação do ministério acham que a confiança que Lula tem em Haddad é uma garantia. Ele já o elegeu prefeito de São Paulo, candidato à Presidência e ao governo paulista, certo de que ele cumpriria sua cartilha.
Olho na posse
Depois de recusar a participação de agentes do GSI – Gabinete de Segurança Institucional na transição do governo (o general Augusto Heleno mandou para lá 30 agentes que foram barrados), a equipe que trabalha na área já tratou de escantear também a participação do órgão na segurança na posse do petista. Todos desconfiam do trabalho da Pasta de Augusto Heleno, um dos mais próximos auxiliares de Jair Bolsonaro. Por outro lado, a mesma equipe sustenta que a falta de recursos para a área de segurança do governo Bolsonaro poderá comprometer os serviços durante a posse de Lula. A crise financeira atinge a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
ENGASGADO
Arthur Lira (PP-AL) está montando grande bloco de partidos para garantir sua reeleição para o comando da Câmara, incluindo até adversários políticos como PT e PL além de Republicanos, União Brasil e PSD em uma chapa única. Pelo arranjo, a União Brasil se revezaria pelos próximos quatro anos nas comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento com o PT e o PL. O acordo, contudo, está meio engasgado: o PT não aceita entregar ao partido de Bolsonaro (PL) o comando do Orçamento de 2024.
Sucessor
Para o biógrafo de Lula, o jornalista e escritor Fernando Morais, o presidente eleito tem por hábito manter promessas feitas em público e agora, ele acha que “chegou o momento de criar um sucessor”. Para Morais, Lula pode apoiar até um nome fora do PT. “Há anos, o sucessor que ele tinha na cabeça era, Eduardo Campos”, filiado ao PSB e morto num acidente em 2014.
Fundo multilateral
Marina Silva, cotada para o Ministério do Meio Ambiente, levou à equipe de transição de governo a ideia de criação de um fundo multilateral para proteção da Floresta Amazônica. Envolveria os seis países que formam a Amazônia Legal, ou seja, Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. Além de ação de combate ao desmatamento, o fundo seria voltado para financiar projetos sustentáveis na região e apoiar a agricultura familiar.
ABERTO À DOAÇÕES
Ainda o fundo multilateral de Marina Silva: o foco não seria apenas a preservação ambiental, mas também o de estimular a economicidade dos recursos amazônicos, contemplando sinergias de cada país. A proposta vai além da ideia do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que sugeriu a criação de um bloco de países especificamente para combater as queimadas. O fundo seria aberto a doações de outros países fora da região, num modelo similar ao Fundo Amazônia, restrito a ações em território brasileiro.
MISTURA FINA
DEPOIS de ganhar as redes sociais quando foi trabalhar na transição do governo usando meias de bolinhas brancas, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin estreava, no começo da semana, quando o Brasil enfrentava a Suíça, meias verde-amarela de listras.
NA cota “PSD” no secretariado de Tarcísio de Freitas, em São Paulo, estão também o vice-governador eleito, Felício Ramuth e o coordenador da transição, Guilherme Afif Domingos, além de Gilberto Kassab na Secretaria do Governo. O partido quer ficar ainda com o comando dos Transportes Metropolitanos, que cuida do metrô e CPTM e com o Desenvolvimento Regional, responsável pelo contato com os prefeitos.
NA reta final de seu governo, a corrida do governo Bolsonaro para ocupar cargos públicos acaba de produzir mais um rumoroso episódio, dessa vez no Ministério de Ciência e Tecnologia. A indicação do tecnólogo Antônio Carlos Lobo Soares para a direção do Museu Paranaense Emilio Goeldi, a mais antiga instituição cientifica na Amazônia, está causando o maior reboliço na Pasta. Agora teme-se que a sanha aparelhista se estenda a outros órgãos
SEMPRE convidado para eventos do Grupo Esfera, de João Carlos Camargo, o empresário José Seripieri Filho, dono da QSaúde, compareceu à novo encontro sábado passado (26) no Guarujá. Em edições com Bolsonaro e Lula, ele nunca apareceu. Desta vez, deu o ar da graça é porque é casado com Daniela Filomeno, apresentadora de um programa de viagens na CNN – e Camargo, é o novo presidente do conselho da emissora.
UM estudo feito para o Uber mostrou que, no ano passado, o aplicativo foi responsável pela injeção de R$ 7 bilhões na economia de São Paulo que, sozinha, concentra 20% dos negócios pela plataforma no país. Em todo o Brasil , esse número é de R$ 36 bilhões, o equivalente a 0,4% do PIB. Os taxistas tradicionais não entendem como a Uber fatura porque cobra menos que as corridas normais – e nem seus carros podem transitar na faixa de ônibus.
AUMENTA a insatisfação também nos bastidores de Travessia, além dos telespectadores. Agora, os textos chegam aos poucos e em cima da hora, o que afeta a liberação dos roteiros de gravação a cada semana. Com frente reduzida, o elenco reclama da correria, alternativa encontrada por Glória Perez para mudanças rápidas.
NOS últimos 70 anos, frequentadores de teatro em Londres, mais turistas, assistiram – e até por várias vezes – A ratoeira, clássica peça de mistério de Agatha Christie. Agora, no ano que vem, o público da Broadway terá sua chance. Em cartaz em Londres desde 1972, A ratoeira foi encenada mais de 28 mil vezes e ganhará uma “recriação carinhosa” em Nova York, com direito a uma máquina de vento, usada para criar uma tempestade.






