Colunistas

CLÁUDIO HUMBERTO

"Nós temos hoje um xerife no Brasil e isso é intolerável"

Senador Rogério Marinho (PL-RN) ao defender impeachment de Alexandre de Moraes

Continue lendo...

Pereira usa Hugo Mota para tentar ‘emparedar’ Lira

Inviabilizado na disputa pela presidência da Câmara, o deputado Marcos Pereira (SP) tenta garantir o cargo para o Republicanos, que preside, indicando o correligionário Hugo Mota (PB) como alternativa dos partidos de centro. A jogada objetiva “emparedar” o presidente, Arthur Lira (PP-AL), ainda sem candidatura oficial, constrangendo-o a apoiar o jovem paraibano. Faltou “combinar com os russos”, principalmente com Lira, maior “eleitor” da Casa, que jamais abriria mão de liderar esse processo.

Nascimento vive

Outro “russo” não consultado é o baiano Elmar Nascimento (União), ainda o mais forte na disputa, caso garanta o apoio de Arthur Lira.

União ameaça o PT

O Planalto se opõe a Nascimento, e tenta convencer Lira a desistir dele, porque o União Brasil é a maior ameaça ao poder político do PT baiano.

Lula atrapalha

Lula não tem votos na Câmara, mas pode atrapalhar. Vetou Pereira sem dizer que o fazia. Simplesmente não o recebeu, apesar da insistência.

Para o presidente petista, que teme eventual enfrentamento em 2026, Tarcísio Gomes de Freitas “mandaria” na Câmara, com Marcos Pereira.

Há 14 anos Lula enrola e deixa Goiás fora da agenda

Se não cancelar de última hora, como já fez por outras três vezes neste mandato, o presidente Lula (PT) tem a chance nesta sexta-feira (6) de visitar Goiás, onde seu partido é fraquinho. O petista pode inclusive aproveitar a ausência do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que está em férias na Grécia com a esposa, entre os convidados do cantor sertanejo Gusttavo Lima. O desprezo de Lula é recíproco, já que 58,71% dos eleitores preferiram Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições.

Esfarrapada

Em junho de 2023, sua visita a Rio Verde foi cancelada sob alegado “mau tempo para pouso”, segundo desculpa do Planalto, à época.

Europa é bom

A propaganda de Lula divulgou que ele reduziria as luxuosas viagens ao exterior para viajar pelo Brasil, mas não foi bem assim...

Tô fora

Lula não esteve em 11 Estados, este ano, maior o desprezo por Acre, Rondônia e Tocantins: ainda não os visitou desde a posse.

Mão boba

Entre os atos grosseiros do ministro Silvo Almeida (Direitos Humanos) contra mulheres, registrados na ONG Me Too Brasil, estão mão boba nas pernas, beijos inapropriados, palavras chulas de cunho sexual etc.

Diz aí, Anielle

Espera-se da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial), que seria vítima de Silvio Almeida, a dignidade de denunciar o assédio, e que Janja e Lula deixem claro se o governo continuará a agasalhar assediador.

Mistério Novo

Um mistério intriga Brasília: sempre tão agressivo na oposição, o partido Novo se recusou a criticar as relações de Lula (PT) com Deolane Bezerra, “influencer” presa no Recife. Viralizaram na internet as fotos carinhosas de Lula e Janja sorridentes com a acusada de tantos crimes.

Conversa de bêbado

Magno Malta (PL-ES) cobrou Rodrigo Pacheco (PSD-MG) pelo fim da censura após reunião do presidente do Senado com ministros do STF sobre o X. Achou o discurso fraco, “conversa de bêbado para delegado”.

Convocação

Exortações ao protesto deste sábado (7) pipocam pelo Brasil. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) puxa o chamado em Fortaleza (CE), na Praça Portugal, 16h, para enfrentar a “ditadura da toga”.

Tá bombando

Lançado há poucos dias, o perfil “Alexandre Files”, no X, beira os 380 mil seguidores. A conta foi criada pela própria equipe do X para expor as contestadas decisões de Alexandre de Moraes.

Fala aos gringos

Os parlamentares Marcel van Hattem (Novo-RS) e Eduardo Girão (Novo-CE) marcaram viagem aos Estados Unidos. Têm encontros marcados com congressistas de lá. A pauta é a censura à rede social “X”.

Petição pública

O pedido público de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes (STF) na plataforma Change.org deve ultrapassar as 1,4 milhão de assinaturas nesta sexta-feira (6).

Pensando bem…

…o eleitorado na Câmara é outro.

PODER SEM PUDOR

Cunhado de qualidade

O ex-governador de Alagoas Guilherme Palmeira, ministro do Tribunal de Contas da União, conversava com o deputado Nelson Costa, que entrou para o folclore político ao pedir, como souvenir, a guimba do cigarro que o general João Figueiredo acabara de fumar, durante uma audiência. “Sinceramente, não sei o que seria de mim sem o meu cunhado”, disse Nelson Costa a Palmeira, “ele me ajuda muito.” O ministro estranhou: “Desculpe, amigo, mas que cunhado?” O deputado esclareceu: “Aquele ali, pendurado no crucifixo.” Era orgulhoso da irmã freira, que se “casou” com o filho de Deus.

Assine o Correio do Estado

Cláudio Humberto

"Reclama lá no Twitter sobre mim agora. Isso que é democracia?"

Nikolas Ferreira (PL-MG) ao rebater petista para quem o Brasil vive uma democracia

15/09/2024 07h00

Continue Lendo...

União Brasil empareda Lula em sucessão de Lira

Lula mandou o PT puxar o freio nos planos de já embarcar na campanha de Hugo Motta (Rep-PB) para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. O presidente se reuniu com Elmar Nascimento (União-BA) na quarta (11). O baiano é adversário de Motta na disputa. A assessores, o petista disse que, apesar de clima até amistoso, captou recado: a dor de cabeça que o União Brasil impôs ao governo no início do mandato, com traições em votações importantes na Câmara, poderia voltar.

Trato e destrato

Elmar saiu com a promessa de Lula de que não iria apoiar publicamente Motta. No mesmo dia, o PT que já costurava apoio, teve que parar tudo.

Tudo ou nada

Dentro do União Brasil, parlamentares defendem até devolver ministérios caso Lula declare apoio. O partido comanda três pastas na Esplanada.

Queimando a largada

Além do desgaste com Elmar, Lula teme que movimentos precoces do PT azede relação com Lira, que ainda não formalizou apoio a ninguém.

Distância segura

O PT baiano sabota apoio do governo a Elmar. Escaldado, Lula diz que vai manter distância do pleito e deixar que os deputados se viabilizem.

MEC não disse ao Planalto que denunciou Macaé

Falar em corrupção no governo Lula é como falar de corda em casa de enforcado, por isso nenhum dos petistas que aparelham o Ministério da Educação, incluindo o ministro Camilo Santana, foi capaz de informar ao Planalto que a deputada Macaé Evaristo (PT), escolhida para a pasta de Direitos Humanos, responde pelo rombo de R$177,3 milhões, do FNDE, para merenda escolar. O dinheiro tomou chá de sumiço e Macaé nem prestou contas, era Dilma Rousseff no poder. Mas, em agosto de 2023, ela finalmente foi denunciada ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Passando pano

O TCU tem sido de fidelidade canina a Lula, mas, se levar em conta a denúncia do FNDE/MEC, Macaé não escapará de condenação.

Se ficar...

Se condenada, Macaé terá de devolver os R$177,3 milhões, corrigidos, e ficará proibida de exercer função ou cargo público por oito anos.

Se correr...

Se não demitir Macaé agora, Lula poderá ser obrigado a fazê-lo depois, caso o TCU a condene, como recomenda a apuração do MEC.

Dinheiro bloqueado

Pernoitando no gabinete por não ter como pagar suas contas, o senador Marcos do Val (Pode-ES) foi hospitalizado na sexta (13). Diz a equipe do senador que o parlamentar tem vivido em condições desumanas.

Pelegada no poder

Ligado a pelegos que ganham a vida controlando os trabalhadores e até “administrando” seu dinheiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, recebeu aval de Lula para extinguir o saque-aniversário do FGTS, só porque é benefício instituído por Jair Bolsonaro.

Dupla Mão

Escândalo sexual envolvendo Silvio Almeida e o escândalo milionário sobre uniformes escolares envolvendo Macaé Evaristo já rendeu meme nas redes sociais. Dizem que é a dupla “Mão Boba e Mão Leve”.

Roda presa

“Frouxo, covarde e cúmplice”, disparou o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por não pautar o pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes.

Para trás

A prévia do PIB mostra que a economia não anda lá essas coisas, como anda trombeteando a equipe econômica de Lula. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) mostra retração de 0,4% em julho.

Em Teofilândia

Chamou atenção inusual recurso usado pelo juiz eleitoral José de Souza Brandão Netto em decisão que negou impugnação de um candidato supostamente analfabeto. O despacho foi em versos de cordel.

Jerico de ideia

O deputado petista Helder Salomão (ES) quer transformar em crime com três meses de cadeia a criação de marca ou registro “sem desenvolver atividade econômica relacionada ou com o objetivo de venda”.

Joga moeda

Segundo a plataforma de previsões e apostas Polymarket, a democrata Kamala Harris tem 50% de chances de vencer a eleição para presidente dos Estados Unidos, enquanto Donald Trump tem 49% de chances.

Pensando bem...

...rachadinha com comprovante é novidade.

PODER SEM PUDOR

Inépcia na tribuna

Já não se fazem provocadores como antigamente. Certa vez, o deputado Luiz Viana Neto começou a discursar na Câmara: “Filho e neto de governadores da Bahia...” Francisco Studart, seu adversário, logo interrompeu: “Não apoiado!” O orador ignorou a provocação, retomando: “Filho e neto de governadores da Bahia...” continuou. Oposicionista ferrenho, Studart interrompeu novamente com seu “não apoiado”. Luiz Viana Neto lembrou: “Mas, deputado, eu sou mesmo filho e neto de governadores!... Studart corrigiu, arrancando gargalhadas no plenário: “Perdão, excelência. Entendi mal: ‘filho inepto de governadores’...”

Colunistas

Aprendendo com o mestre - lições de Jack Welch

15/09/2024 05h00

Dijan de Barros - colunista de empreendedorismo

Dijan de Barros - colunista de empreendedorismo

Continue Lendo...

Como empreendedor, líder ou gestor, você busca incessantemente por estratégias e insights que impulsionem o crescimento e a excelência de seu negócio. Neste artigo, mergulharemos nas lições de um dos maiores CEOs de todos os tempos, Jack Welch, da General Electric (GE), e como seus princípios podem transformar sua empresa. Welch nunca teve vergonha de admitir que não sabia de tudo e incentivou essa mesma mentalidade em toda a GE.

Ele combatia a ideia de que todas as ideias e soluções da empresa deveriam surgir internamente. Ao invés disso, designou um gerente para identificar empresas que a GE poderia estudar e aprender. Ford, HP, IBM, Johnson & Johnson, Canon e Chrysler foram apenas alguns exemplos.

O que isso significa para você? Não reinvente a roda. Se existem soluções comprovadas no mercado, adapte-as ao seu negócio. Seja curioso. Busque constantemente por novas ideias e modelos de negócios. Aprenda com a concorrência. Analise as melhores práticas de seus concorrentes e inspire-se nelas.

Welch era um crítico da burocracia e defendia uma empresa "sem fronteiras", onde o fluxo de ideias e informações fosse livre. Na GE, ele derrubou diversas barreiras internas e externas, como hierarquias rígidas e processos burocráticos.

O que isso significa para você? Simplifique os processos. Elimine burocracias que atrapalhem a tomada de decisão.

Fomente a comunicação. Incentive a troca de ideias entre os colaboradores. Coloque o cliente em primeiro lugar. Ouça as necessidades dos seus clientes e adapte seus produtos e serviços.

As lições de Jack Welch são atemporais e podem ser aplicadas em qualquer negócio. Ao adotar os princípios de "Best Practices" e "Boundaryless", você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e alcançar o sucesso. Jack Welch nos ensinou que o sucesso empresarial está ligado à capacidade de aprender, inovar e adaptar-se.

Ao buscar as melhores práticas, simplificar os processos e colocar o cliente em primeiro lugar, você estará construindo uma empresa mais ágil, competitiva e preparada para o futuro.

Lembre-se: O conhecimento é a chave para o sucesso. Invista em seu desenvolvimento
pessoal e profissional, e inspire sua equipe a fazer o mesmo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).