Política

AGENDA INTERNACIONAL

Lula se encontra com presidente português em agenda pós-COP

Presidente eleito também deve ter uma reunião com o primeiro-ministro do país

Ana Clara Santos

18/11/2022 - 17h04

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou na tarde desta sexta-feira (14h, pelo horário de Brasília) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, residência oficial em Lisboa.

O encontro foi registrado rapidamente pela imprensa brasileira e portuguesa, mas não houve, pelo menos por ora, coletiva de imprensa com ambos.

Também está previsto que Lula tenha uma reunião com o primeiro-ministro do país, António Costa, durante a noite (fim da tarde no Brasil).

Às 15h13 (horário de Brasília), a emissora CNN Brasil mostrou Lula e Rebelo saindo da reunião um do lado do outro. Ambos conversaram rapidamente, apertaram as mãos, deram "tapinhas" um nas costas do outro e deixaram o espaço juntos e acompanhados pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT).

Lula falou brevemente com a imprensa, mas a emissora não transmitiu a rápida conversa com os jornalistas que estavam no local.

O presidente eleito chegou a Portugal direto do Egito, onde participou nos últimos dias da conferência do clima da ONU, a COP27.

O petista foi elogiado pela imprensa internacional pelo discurso de combate às mudanças climáticas e à destruição ambiental, principalmente na Amazônia.

Já na capital portuguesa, um vídeo que circula nas redes sociais mostra o presidente eleito sendo cumprimentado por apoiadores na saída de um restaurante.

Segundo integrantes da campanha de Lula, a ida a Portugal e os acenos feitos à comunidade internacional durante a COP demonstram vontade de Lula de restabelecer laços fragilizados durante o governo Bolsonaro.

Crise

Nelsinho Trad aponta preocupação com crise no Paraguai e possíveis reflexos em MS

Presidente do país vizinho renunciou ao cargo em meio à crise

05/11/2026 15h44

Nelsinho Trad

Nelsinho Trad Saulo Cruz/Agência Senado

Continue Lendo...

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).