Cidades

Cidades

Riedel sucede Eduardo Leite e assume presidência do Codesul

Destaque foi feito aos estudos para criação de Sistemas para Adaptação às mudanças climáticas

Continue lendo...

Na manhã desta quinta-feira (01), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O evento ocorreu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Riedel sucederá o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). 

Durante cerimônia, Eduardo Leite destacou os estudos para criação de Sistemas Integrados para Adaptação às Mudanças Climáticas, que tem como objetivo mitigar os efeitos que são sentidos em decorrência das alterações no clima nos últimos anos e planejar ações para evitar danos maiores no futuro às populações residentes nas regiões que tendem a ser afetadas

“Conheço o governador e sei da qualidade de seu trabalho, que se dedicam especialmente ao enfrentamento das mudanças climáticas, adaptação, integração das nossas defesas civis e também cooperação para o nosso desenvolvimento regional a partir de um estudo de integração no projeto de visão estratégica de desenvolvimento até 2040, para a qual contratamos consultoria técnica com apoio do BRDE, para fazermos um projeto de desenvolvimento integrado na região sul e destino sul que se estende aqui até o Mato Grosso do Sul”.

Participaram do evento, todos os governadores dos Estados membros: o anfitrião, Eduardo Riedel, que assumiu a presidência do bloco; Eduardo Leite (RS), Jorginho Melo (SC) e Ratinho Junior (PR). 

Além do presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico), Randolfo Vieira Junior; e a secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, assumiu a coordenação das políticas de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente no âmbito do Codesul.

Em momento de homenagem, Riedel chamou a equipe sul-mato-grossense que participou das ações de resgate no Rio Grande do Sul e contou que, enquanto estavam em trabalho nas enchentes, acharam algo em uma árvore, pensando que pudesse se tratar de uma pessoa, mas na verdade, era a bandeira do Estado em meio à água.

“Os voluntários entregaram a bandeira e eu quero te devolver. Não está lavada. Colocamos uma placa que diz que o ‘povo do Mato Grosso do Sul expressa solidariedade, amizade e respeito ao Rio Grande do Sul”, disse o governador, emocionado.

O gesto foi marcado por muita emoção, com lágrimas e aplausos em pé.

Codesul

O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL-BRDE), foi criado, em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.

Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o CODESUL constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um Secretário Executivo, nomeado pelo Governador-Presidente, e por quatro Secretários Assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

As reuniões do Conselho têm a participação do Diretor-Presidente do BRDE. Como órgãos vinculados, compõem o CODESUL Comissões Permanentes e Comissões Técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional.

Cidades

Peão sofre grave acidente ao cair de touro durante rodeio em MS

Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (4); homem teve fratura facial e está internado

05/04/2025 16h00

Peão sofre grave acidente ao cair de touro durante rodeio em MS

Peão sofre grave acidente ao cair de touro durante rodeio em MS Reprodução - TL Notícias

Continue Lendo...

Um peão identificado como Johanderson Britto, representante da cidade de Teodoro Sampaio (SP), sofreu um grave acidente durante uma montaria na noite desta sexta-feira (4), na Festa do Peão de Inocência, município localizado a 337 km de Campo Grande. As informações são do portal TL Notícias.

Durante a apresentação, Johanderson foi violentamente atingido pela cabeça do touro e caiu já desacordado dentro da arena. O competidor foi socorrido imediatamente pela equipe de emergência do rodeio.

Ainda inconsciente, foi encaminhado inicialmente ao hospital de Inocência. Porém, devido à gravidade do impacto, precisou ser transferido com urgência ao Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas.

Segundo informações preliminares obtidas pelo TL Notícias, Johanderson sofreu fratura facial e foi sedado por recomendação médica. Apesar da gravidade, ele passou a noite estável, sem alterações clínicas.

Em uma publicação nas redes sociais, a mãe de Johanderson pediu orações e agradeceu o apoio que tem recebido:

"Estamos em orações para sua rápida recuperação. Que Deus esteja com ele e com toda a equipe médica."

Veja o vídeo: 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Construtora é suspeita de extrair basalto sem licença ambiental em MS

Caso sejam confirmadas as infrações, a empresa poderá ser responsabilizada pela extração ilegal e por eventuais danos ao meio ambiente

05/04/2025 14h30

Construtora é suspeita de extrair basalto sem licença ambiental em MS

Construtora é suspeita de extrair basalto sem licença ambiental em MS Divulgação

Continue Lendo...

Uma construtora é suspeita de realizar a extração e pesquisa de basalto sem as devidas licenças ambientais no município de Deodápolis - localizado a 264km de Campo Grande. Diante da possível irregularidade, o Ministério Público do Estado (MPMS) instaurou um inquérito civil para apurar o caso e investigar se houve dano ambiental.

Segundo a portaria que deu origem ao procedimento, a empresa possui alvará da Agência Nacional de Mineração (ANM) para a pesquisa e exploração do minério. No entanto, a legislação ambiental brasileira exige, além da autorização da ANM, o licenciamento ambiental específico para esse tipo de atividade o que pode não ter sido obtido pela construtora.

Diante destes fatos, o MPMS encaminhou ofícios à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e à Polícia Civil de Deodápolis, solicitando diligências no local da extração. As equipes devem verificar se a atividade está sendo realizada de forma irregular, sem a documentação ambiental necessária.

Após a conclusão das diligências e a análise dos documentos reunidos, o Ministério Público decidirá quais medidas tomar. Caso sejam confirmadas as infrações, a empresa poderá ser responsabilizada pela extração ilegal de basalto e por eventuais danos ao meio ambiente.

O que diz a lei ?

De acordo com o art.10 da Lei nº 6.938/1981 Política Nacional do Meio Ambiente, 'atividades modificadoras do meio ambiente estão sujeitas a licenciamento ambiental prévio'. Esse licenciamento deve ser feito junto ao órgão ambiental competente (municipal, estadual ou federal, dependendo do impacto).

Já o Código de Mineração (Decreto-Lei nº 227/1967) e normas da Agência Nacional de Mineração (ANM) diz que a instituição pode conceder alvarás de pesquisa e autorizações de lavra, mas isso não substitui o licenciamento ambiental.

O empreendedor precisa da licença ambiental emitida pelo órgão ambiental estadual - como é o caso do IMASUL, em MS - antes de iniciar a operação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).