As eleições para vereadores e prefeito de Campo Grande, em 2020, trouxeram à população sul-mato-grossense tanto candidatos novatos quanto outros já conhecidos pelo público. No segundo grupo se encontra Júnior Coringa, que assume pela segunda vez o cargo de vereador.
O político, pertencente ao Partido Social Democrata, o PSD, desde jovem atua de forma política e social junto à comunidade. Primeiro, de forma independente. Atualmente, junto aos demais vereadores e políticos de Campo Grande.
Sua trajetória revela superação e, também, o objetivo de auxiliar ao próximo. É por isso que a sua volta à Câmara Legislativa Municipal gera expectativas de novos projetos que atendam aos anseios populacionais.
Conheça a trajetória de Júnior Coringa
Ademar Vieira Júnior, o Júnior Coringa, possui formação apenas com ensino médio completo. Entretanto, isso não o impede de ser, desde a adolescência, um líder político e figura que desponta no cenário sul-mato-grossense.
Em 1987, quando ainda possuía apenas 09 anos, Júnior encabeçou um projeto que levava o nome de “Não cheire cola, jogue bola”. Ele foi essencial para a carreira que se desenvolveria futuramente.
À época, Coringa se destacou como líder comunitário que fazia uso do poder do esporte para atrair jovens e afastá-los das drogas. Assim, oferecia alternativas e mostrava um caminho muito mais promissor para eles.
Também quando era apenas um adolescente, Júnior Coringa assumiu a liderança comunitária do bairro Moreninha III. Lá, novamente, exerceu papéis importantes que auxiliaram no desenvolvimento comunitário e na melhoria das condições da população.
Contudo, os projetos de Júnior Coringa não param por aí. Atualmente ele ainda se mostra atuante no Instituto Social Alecrim, que ajudou a criar em e que presta assistência a todas as regiões da capital do Mato Grosso do Sul.
Esse projeto se divide em três importantes frentes. A primeira, Ambulância, auxilia na saúde pública. A segunda, visita solidária, aproxima os líderes comunitários da população. Já o terceiro, por sua vez, é a escolinha de futebol, o que demonstra novamente a visão do esporte como ferramenta social.
A trajetória de Júnior Coringa como vereador (2013-2016)
Coringa assumiu pela primeira vez um cargo como vereador ainda em 2013, tendo sido vitorioso nas eleições municipais de 2012. Assim, deu início à trajetória na Câmara Municipal de Campo Grande, onde exerceu um importante papel.
Apenas nos primeiros 03 anos de mandato do candidato ele apresentou 60 projetos de lei. Ainda, 2500 indicações e 50 requerimentos, o que revela uma atuação bastante ativa e próxima à população.
Quanto á proximidade, cabe destaque que Júnior Coringa aposta no diálogo direto com a população. Afinal, é dessa maneira que é possível ter conhecimento sobre quais são as necessidades populacionais e anseios.
Para isso, faz uso de um projeto que nomeou de Gabinete Itinerante. Com ele, o vereador e sua assessoria se deslocam até os bairros de Campo Grande para conversar com a população. A partir disso, desenvolvem projetos e sistemas de fiscalização.
Já no ano de 2015, Júnior Coringa apresentou 90 emendas à Lei Orçamentária Administrativa, o LOA, buscando auxiliar as regiões mais necessitadas da capital do Mato Grosso do Sul.
Ocupou, ainda, importantes papéis dentro da Câmara Legislativa Municipal. Dentre eles estão a presidência da Comissão de Direitos Humanos. Além disso, também esteve à frente da Comissão dos Direitos da Juventude e daquela que se volta aos Direitos do Consumidor.
Por isso, fica claro que o mandato do vereador foi bastante ativo. A ele se soma, ainda, a ocupação por Júnior Coringa de um cargo como Deputado Federal pelo Mato Grosso do Sul. Isso ocorreu na vacância do cargo pelo ex-Ministro da Saúde Henrique Mandetta.
Outro cargo que o político exerceu, além de vereador e de substituto como deputado, foi a subsecretaria da Defesa dos Direitos Humanos na gestão do prefeito Marquinhos Trad.
Assim, a soma dos seus serviços culminou na reeleição enquanto vereador, ainda que esta eleição não tenha sido consecutiva. Em 2020, aos 41 anos, Júnior Coringa conquistou novamente o cargo e, assim, dará sequência às suas atividades.
Com isso, há grande expectativa nos trabalhos futuros do político com a população. Para isso, são esperadas conversas diretas com a comunidade, análise das necessidade e desenvolvimento de leis, junto à fiscalização da prática delas.
Esse é um papel, em verdade, que cabe a todos os vereadores que ocuparão o cargo até o final de 2024 e que deverão buscar formas de melhorar a vida da população de Campo Grande.
- Posse: 01/01/2021
- Nome: Júnior Coringa
- Partido: PSD
- Votos: 3716
- Nascimento: 04/05/1978
- Naturalidade: Culturama - Fátima do Sul-MS
- Estado Civil: Solteiro
- Escolaridade: Ensino Médio Completo
- Telefones: (67) 3316-1534 / 1535
- E-mail: [email protected]
Assine o Correio do Estado e tenha notícias com qualidade


