O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, retorna a Mato Grosso do Sul três meses depois para participar da solenidade que marca o início da ampliação de três aeroportos.
Com a comitiva formada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, nesta terça-feira (17) será realizada a cerimônia que marca o início das obras de expansão dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.
A última visita do ministro, como acompanhou o Correio do Estado, foi para reinaugurar o aeroporto de Dourados, que estava fechado desde maio de 2021, mesmo após um investimento de R$ 97 milhões.
Reforma dos Aeroportos
O evento será realizado no Aeroporto Internacional de Campo Grande e contará com a inauguração da nova sala multissensorial do terminal.
Essas obras fazem parte da Fase 1B do contrato de concessão da empresa Aena Brasil, cuja previsão de conclusão é até junho de 2026.
Durante a visita ministerial, serão apresentados os principais pontos do projeto de ampliação e modernização dos terminais de passageiros nos aeroportos dos três municípios.
Também será apresentado o espaço aprimorado que será dedicado a receber pessoas neurodivergentes no aeródromo da capital sul-mato-grossense.
Estarão presentes na cerimônia o governador do Estado, Eduardo Riedel, e o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, empresa concessionária dos aeroportos.
Instalações
Em maio de 2025, na administração do Aeroporto Internacional de Campo Grande, a empresa espanhola Aena finalmente iniciou as obras que possibilitaram a instalação de três fingers, garantindo mais conforto no embarque e desembarque de passageiros, principalmente em dias chuvosos.
A estatal espanhola assumiu o aeroporto em meados de outubro de 2023 e, em março do ano passado, informou que as obras começariam no segundo semestre de 2024.
Reforma do Pátio
Além da construção do segundo piso e da instalação das pontes de embarque e desembarque, também está prevista a reforma do pátio de aeronaves, que terá capacidade para até 11 aeronaves simultaneamente, além da ampliação do estacionamento para veículos de passeio em frente ao terminal.
Com a reforma, o aeroporto deverá atingir capacidade para até 2,6 milhões de passageiros por ano, além de preparar o terminal para receber voos internacionais.
Depois dos investimentos, o terminal de passageiros passará de 10 mil para 12 mil metros quadrados. Também está prevista a construção de cinco portões de embarque.
Desde que a Aena assumiu o serviço, já foram ativadas uma segunda esteira para devolução de bagagens e unidades de ar-condicionado em todas as dependências do aeroporto, já que, em outubro de 2023, quando assumiu, as obras de reforma e ampliação ainda estavam inacabadas.
** Colaborou Nery Kaspary


