Política

Retorno a MS

Ministro participa da cerimônia de reforma de aeroportos em MS

Em seu retorno ao Estado, nesta terça-feira (17), o ministro Sílvio Costa Filho participa de evento de reforma de três terminais aéreos

Continue lendo...

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, retorna a Mato Grosso do Sul três meses depois para participar da solenidade que marca o início da ampliação de três aeroportos.

Com a comitiva formada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, nesta terça-feira (17) será realizada a cerimônia que marca o início das obras de expansão dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.

A última visita do ministro, como acompanhou o Correio do Estado, foi para reinaugurar o aeroporto de Dourados, que estava fechado desde maio de 2021, mesmo após um investimento de R$ 97 milhões.

Reforma dos Aeroportos


O evento será realizado no Aeroporto Internacional de Campo Grande e contará com a inauguração da nova sala multissensorial do terminal.

Essas obras fazem parte da Fase 1B do contrato de concessão da empresa Aena Brasil, cuja previsão de conclusão é até junho de 2026.

Durante a visita ministerial, serão apresentados os principais pontos do projeto de ampliação e modernização dos terminais de passageiros nos aeroportos dos três municípios.

Também será apresentado o espaço aprimorado que será dedicado a receber pessoas neurodivergentes no aeródromo da capital sul-mato-grossense.

Estarão presentes na cerimônia o governador do Estado, Eduardo Riedel, e o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, empresa concessionária dos aeroportos.

Instalações


Em maio de 2025, na administração do Aeroporto Internacional de Campo Grande, a empresa espanhola Aena finalmente iniciou as obras que possibilitaram a instalação de três fingers, garantindo mais conforto no embarque e desembarque de passageiros, principalmente em dias chuvosos.

A estatal espanhola assumiu o aeroporto em meados de outubro de 2023 e, em março do ano passado, informou que as obras começariam no segundo semestre de 2024.

Reforma do Pátio


Além da construção do segundo piso e da instalação das pontes de embarque e desembarque, também está prevista a reforma do pátio de aeronaves, que terá capacidade para até 11 aeronaves simultaneamente, além da ampliação do estacionamento para veículos de passeio em frente ao terminal.

Com a reforma, o aeroporto deverá atingir capacidade para até 2,6 milhões de passageiros por ano, além de preparar o terminal para receber voos internacionais.

Depois dos investimentos, o terminal de passageiros passará de 10 mil para 12 mil metros quadrados. Também está prevista a construção de cinco portões de embarque.

Desde que a Aena assumiu o serviço, já foram ativadas uma segunda esteira para devolução de bagagens e unidades de ar-condicionado em todas as dependências do aeroporto, já que, em outubro de 2023, quando assumiu, as obras de reforma e ampliação ainda estavam inacabadas.

** Colaborou Nery Kaspary

Assine o Correio do Estado

Política

PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti em caso que envolve Zambelli e Moraes

Walter está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli

22/12/2025 21h00

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro

Hacker Walter Delgatti na CPMI dos atos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Continue Lendo...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta segunda-feira, 22, de forma favorável à progressão de regime prisional de Walter Delgatti, conhecido como hacker de Araraquara (SP), condenado a oito anos e três meses de prisão.

Delgatti está preso por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da então deputada Carla Zambelli (PL-SP) e por emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No parecer enviado ao ministro-relator Alexandre de Moraes, a PGR informou que, até 2 de julho deste ano, Delgatti havia cumprido um ano, 11 meses e cinco dias de pena - o equivalente a 20% do total. O documento também destaca que o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional aponta bom comportamento do detento, requisito previsto em lei para a concessão do benefício.

"Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional", escreveu o PGR Paulo Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo de execução penal e pelo pedido de progressão apresentado pela defesa. Não há prazo para decisão.

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).