Política

CAMPO GRANDE

Rose garante foco na Sudeco e transfere para 2024 definição sobre candidatura

À frente da superintendência, ela vem mantendo encontros com lideranças de vários partidos de Mato Grosso do Sul

Continue lendo...

Nas últimas semanas, o futuro político da ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil), que está à frente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), ganhou destaque em Mato Grosso do Sul após seu encontro com o governador Eduardo Riedel (PSDB), com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), e com o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente do diretório estadual do PSDB.

Segundo os rumores políticos que chegaram ao Correio do Estado, a nova comandante da Sudeco estaria sendo disputada pelo PSDB e pelo PP para uma eventual composição de olho nas eleições municipais do próximo ano em Campo Grande, podendo até ser a pré-candidata a vice-prefeita de Adriane Lopes, que tentará a reeleição, ou do deputado federal Beto Pereira, que já é o pré-candidato a prefeito dos tucanos na Capital.

A reportagem procurou Rose Modesto para saber sobre o seu futuro político e confirmar se os rumores seriam verdadeiros. No entanto, a ex-vice-governadora pelo PSDB, que deixou o partido para concorrer à eleição para governadora no ano passado pelo União Brasil, tratou de esclarecer tudo para não ter conversas atravessadas envolvendo o nome dela.

“Bom, primeiro de tudo, esses encontros que eu tive nas últimas semanas, na verdade, não foram para falar de política. O governador Eduardo Riedel esteve aqui no meu gabinete da Sudeco para pedir o apoio em projetos de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul, os quais passam pela superintendência”, garantiu a ex-deputada federal.

TROCA DE IDEIAS

Ainda segundo Rose Modesto, a reunião com o ex-governador Reinaldo Azambuja em Campo Grande foi para explicar a atuação da Sudeco nos projetos que atendem vários municípios sul-mato-grossenses.

“Ele queria entender um pouquinho mais sobre a nossa atuação, sobre os projetos que a Sudeco pretende apresentar para o setor produtivo, e também para falar um pouquinho da relação dele com a Sudeco no período em que foi governador, até para contribuir um pouco mais com o meu trabalho. Então, com ambos, foram conversas bem institucionais”, assegurou.

O próprio presidente estadual do PSDB confirmou o encontro e o teor da conversa por meio de suas mídias sociais. “Reunião produtiva com a Rose Modesto, superintendente da Sudeco, órgão de desenvolvimento da Região Centro-Oeste”, escreveu o ex-governador.

“Falamos sobre programas e ações que impulsionam os negócios e geram empregos, além de parcerias com os municípios. A Rose foi vice-governadora no meu primeiro mandato e tem uma visão bem real das soluções necessárias para as regiões do Estado. Diálogo sempre faz bem!”, postou.

Já no caso da reunião com a prefeita Adriane Lopes, Rose Modesto disse que ela a procurou para entregar dois projetos para Campo Grande, os quais podem contar com recursos da Sudeco.

“A prefeita deixou comigo dois projetos relacionados com a questão do parque tecnológico de Campo Grande”, afirmou.

CANDIDATURA

A superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste argumentou ao Correio do Estado que tem falado muito pouco sobre política, focando mais no seu trabalho à frente da Sudeco, a fim de se inteirar melhor sobre as funções relativas ao cargo.

“Sobre a questão de disputar a Prefeitura de Campo Grande nas eleições de 2024, na verdade, é uma decisão que eu vou tomar mais para frente. Para ser mais exata, só no começo de 2024”, declarou Rose Modesto.

Ela fez questão de não descartar a possibilidade de sair candidata à prefeita da Capital, o qual é um sonho antigo, mas que, por hora, prefere esperar as coisas se acomodarem naturalmente.

A respeito de uma eventual candidatura para deputada federal ou até para senadora em 2026, ela disse ao Correio do Estado que essa situação ainda está muito distante.

“Confesso que realmente eu ainda não defini como é que vai ser o meu projeto político. Em relação à questão política, eu estou muito focada mesmo aqui na Sudeco. Tenho trabalhado bastante para fazer com que a superintendência realmente tenha um protagonismo maior na Região Centro-Oeste. Isso demanda bastante trabalho e tempo”, ressaltou.

Com relação à política, a ex-deputado federal disse que vai esperar 2024 chegar. “Virou o ano, a gente começa a falar um pouco mais sobre”, finalizou.

Assine o Correio do Estado

Política

Soraya aconselha patriotas a doar Havaianas e "não rasgar dinheiro"

Senadora calçou seus chinelos customizados com onças, criticou o boicote à indústria brasileira e convidou quem "cansou" do chinelo a fazer uma doação

23/12/2025 15h22

Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Continue Lendo...

Após a propaganda gravada pela atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro pelo filme Ainda Estou Aqui, enfurecer a direita, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) aconselhou a doação de Havaianas.

O vídeo foi publicado no Instagram da parlamentar, que fez questão de mostrar seu chinelo Havaianas customizado com onças, marca registrada desde o debate das eleições de 2022.

A fala que tornou a senadora conhecida nas redes sociais como “onça de Mato Grosso do Sul” ocorreu durante um embate contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Quero dizer ao candidato Jair Bolsonaro: não cutuque onça com a sua vara curta”, disse Soraya à época. A declaração viralizou no X (antigo Twitter).

 

 

 

Desta vez, o comercial em que Fernanda Torres aparece dizendo “não comece 2026 com o pé direito” revoltou setores da direita, incluindo o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), que publicou em suas redes sociais um vídeo jogando seus chinelos no lixo.

Entrando na onda, a senadora aproveitou o momento para divulgar um projeto que idealizou, voltado à promoção de encontros de empreendedorismo, inovação, gastronomia e cultura.

Soraya também conclamou os “patriotas de verdade” a adquirirem chinelos customizados no Prospera MS, evento idealizado por ela, que ocorre entre os dias 5 e 8 de fevereiro e reúne empreendedorismo, cultura, inovação e gastronomia.

“Para você que é brasileiro e patriota de verdade, que sabe quanto vale o seu dinheiro e o suor do seu trabalho. Você não é bobo nem nada. Não rasgue as suas, doe quando não quiser mais”, disse a senadora.

 

 

O que diz a propaganda?

“Desculpas, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar que sorte não depende de você. Depende da sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada. Os dois pés na jaca. Os dois pés onde você quiser vai com tudo. De corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa", fala Fernanda Torres
 

Assine o Correio do Estado

 

 

Política

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro no Natal; internação ocorrerá no dia 24

Moraes também permitiu que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seja a acompanhante principal de Bolsonaro no período em que ele estiver no DF Star

23/12/2025 14h56

Reprodução

Continue Lendo...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou nesta terça-feira, 23, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja internado nesta quarta-feira, 24, e faça uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral.

Bolsonaro será internado no Hospital DF Star, que fica a menos de três quilômetros de onde o ex-presidente está preso desde 22 de novembro. Ainda não foi informado o horário da chegada do ex-chefe do Executivo no hospital e nem o início do procedimento cirúrgico, previsto para ocorrer no dia 25, feriado de Natal.

Moraes também permitiu que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seja a acompanhante principal de Bolsonaro no período em que ele estiver no DF Star. O ministro não atendeu o pedido da defesa para visitas de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL).

O ministro do STF determinou ainda medidas de segurança no hospital. Uma determinação é que pelo menos dois policiais federais fiquem na porta do quarto onde estará Bolsonaro em todo o período em que ele estiver internado.

"A Polícia Federal deverá providenciar a completa vigilância e segurança do custodiado durante sua estadia, bem como do hospital, mantendo equipes de prontidão. A Polícia Federal deverá garantir, ainda, a segurança e fiscalização 24 (vinte e quatro) horas por dia, mantendo, no mínimo 2 (dois) policiais federais na porta do quarto do hospital, bem como as equipes que entender necessárias dentro e fora do hospital", diz um trecho da decisão.

O ministro proibiu a entrada de celulares e outros equipamentos eletrônicos, determinando apenas a entrada de equipamentos médicos no quarto que receberá o ex-presidente.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).