Política

"OLHAR DE MÃE"

Tradicional, encontro de prefeitos nunca teve tantas mulheres eleitas

Se no último mandato apenas cinco prefeitas ocupavam cadeiras em executivos municipais, Mato Grosso do Sul terá 13 mulheres comandando prefeituras nos próximos quatro anos

Continue lendo...

Na manhã desta segunda-feira (21) o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, deu largada no tradicional encontro com chefias de executivos municipais, evento esse que nunca teve tanta participação feminina quanto o número de mulheres eleitas e reeleitas durante o pleito de 2024. 

Durante todo o dia, representantes das prefeituras dos 78 municípios recebem as "boas-vindas" do governador pelos próximos quatro anos, focando justamente nos trabalhos a serem desenvolvidos através do programa batizado de "MS Ativo Municipalismo". 

Esse encontro aconteceu no auditório da Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (Cotin) em Campo Grande, com a presença não só das chefias municipais como também de velhos nomes da política. 

Entre os nomes presentes estavam o corpo técnico da Governadoria, bem como a presença de parlamentares sul-mato-grossenses, como da Senadora por MS, Tereza Cristina e da deputada estadual, Mara Caseiro, além da vice eleita por Dourados, Gianni Nogueira. 

 

Além disso, marcaram presença demais políticos locais, como o também deputado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Cel. Davi; o presidente da Casa, Gerson Claro e até mesmo o deputado Federal derrotado no pleito da Capital, Beto Pereira. 

Importante destacar que, definido o resultado da corrida eleitoral entre Rose Modesto e Adriane Lopes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul mais do que dobrará o total de mulheres em posição de destaque nos municípios de MS. 

Através deste pleito de 2024, Mato Grosso do Sul - independente do resultado na Capital - mais do que dobrou o seu índice de mulheres chefiando prefeituras no Estado. 

Ainda nas eleições de 2020, cinco mulheres foram eleitas, sendo: 

  • Rhaiza Matos (PSDB), em Naviraí; 
  • Gerolina da Silva Alves (até então do PSD), em Água Clara; 
  • Clediane Matzenbacher (DEM), em Jardim;
  • Ilda Salgado Machado (PSD), em Fátima do Sul; e 
  • Marcela Ribeiro Lopes (PSDB), em Corguinho.

Sendo que, das três cadeiras de MS no Senado Federal duas são ocupadas por mulheres, como bem aponta Eduardo Riedel, ainda que a representação na Câmara dos Deputados seja menor, o aumento de representantes femininas nas chefias dos municípios é o primeiro passo nessa trajetória pela equidade na política. 

"Eu acho excepcional, é sinal que no Mato Grosso do Sul a mulher tem uma força e representatividade muito grande e isso para o estado é muito positivo, na minha visão pessoal... nossa bancada federal e estadual precisamos ter mais representantes mulheres e as prefeituras e começam por aí na base, vereadoras e prefeitas sendo eleitas é muito importante para o estado", expõe o Governador de Mato Grosso do Sul.

Mulheres na política

Sendo que cinco mulheres haviam sido eleitas ao cargo de prefeita no último pleito, as eleições de 2024 trarão 13 mulheres para as chefias dos executivos municipais. 

Importante esclarecer que, no caso de Adriane Lopes e Vanda Camilo, que ocupavam o cargo de vice pelo Partido Progressistas (PP), ambas assumiram após os prefeitos eleitos deixarem as cadeiras dos executivos de Campo Grande e Sidrolândia. 

Enquanto Adriane assumiu após Marquinhos Trad deixar a prefeitura da Capital para disputar a corrida pelo cargo de Governador, Vanda - que presidia a Câmara local - tomou a cadeira em Sidrolândia após Daltro Fiúza ter sido impugnado assumindo como interina até ser eleita em eleições suplementares. 

Na lista atualizada no pleito desse ano, apenas Gerolina Alves que migrou do PSD para o PSDB, conseguiu a reeleição em Água Clara, com 74,82% dos votos válidos. 

Outros "atropelos" nas urnas eletrônicas foram registrados em Bodoquena; Bataguassu e Brasilândia, onde as prefeitas eleitas: Girleide (MDB); Wanderleia Caravina (PSDB) e Márcia Amaral tiveram, respectivamente, 73,97%; 75,81% e 61,30% dos votos válidos. 

Além dessas, também chegaram até cadeiras de executivos municipais em 2024 as prefeitas dos seguintes municípios: 

Aral Moreira

  • Dra. Elaine (MDB) - 54,80%

Caarapó

  • Professora Lurdes (PL) - 55,33%

Coronel Sapucaia

  • Niágara Kraievski (PP) - 42,10%

Douradina

  • Nair Branti (PSD) - 53,96%

Eldorado

  • Fabiana (PP) - 51,37%

Jateí

  • Cileide Cabral (PSDB) - 50,05%

Mundo Novo

  • Rosária (PSDB) - 56,18% 
Prefeita de Sonora em encontro com Governador de Mato Grosso do Sul. Prefeita de Sonora durante encontro. Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Em entrevista ao Correio do Estado, a prefeita eleita com 59,93% dos votos no município de Sonora, Clarice Ewerling, destacou como uma gestão feminina frente às prefeituras pode mudar a cara das demandas que são levadas ao Governo de Mato Grosso do Sul. 

"A mulher tem um olhar de mãe, isso é muito importante. Que enxerga as pessoas como filhos, então essa é a força que a mulher está buscando", afirma Clarice. 

Ela cita orgulho em ver que as mulheres têm conquistado o espaço na política, como a próxima chefia da Capital e em outros 12 municípios, ressaltando o apoio mútuo entre elas. 

"O quanto a mulher está acreditando na outra. É importante e é o começo da conquista do nosso espaço. Espero muito recurso para Sonora, principalmente com habitação; que é um município muito carente, onde as pessoas realmente estão acreditando muito na parceria com o Governo do Estado para levar casas ao município", conclui. 
**(Colaborou Alanis Netto)

 

Assine o Correio do Estado

Dourados

Vereadora 'dona de zona', manda recado para políticos: "A farra acabou"

A vereadora deixou claro que vai fiscalizar a conduta de servidores contratados e médicos que supostamente deixam a UPA antes do plantão terminar

21/10/2024 18h00

Eduardo Miranda / Correio do Estado

Continue Lendo...

A vereadora Isa Marcondes (Republicanos), eleita pelo município de Dourados, colocou no alvo de suas futuras fiscalizações a atuação dos servidores que, usualmente, assumem cargos por indicação assim como médicos que segundo ela abandonam o plantão deixando a população sem atendimento.

Eleita com o maior número de votos, a ‘cavala’, como é conhecida pelo povo douradense, assume o mandato juntamente com os eleitos para o pleito no dia 1º de janeiro de 2025.

Cargos comissionados

Como apalavrou com o eleitorado, quer seguir à risca o que frisa a todo momento em suas redes sociais: o papel do vereador é fiscalizar.

Para tanto, pretende passar um verdadeiro “pente fino” nos servidores indicados.

“Vou fiscalizar todos. Eu já falei para o prefeito Marçal Filho [indicar] pessoas com perfil técnico e não fazer como estava igual a essa gestão [Alan Guedes] que era uma ‘cabideira’ que só sustentou este povo sem futuro que não trabalhava”, disparou Isa Marcondes.

Saúde

Em específico, onde mais afeta a população, Isa indicou que irá ter um olhar especial pela questão da saúde no município. Servidor que não aparecer para trabalhar ou médico que "fugir" no meio do plantão será verificado.

“Tem muitos contratados, por exemplo, médicos que atendem três pessoas [no posto de saúde]; de repente, ele some para fazer uma cirurgia e atender no particular. Essa farra vai acabar; eles têm que aproveitar agora porque, no ano que vem, se eu pegá-los saindo de consultório e deixando o povo na fila, isso vai para a mídia, para o conhecimento do prefeito e do Ministério Público.”

Crédito: Eduardo Miranda / Correio do Estado

De olho na Câmara

Além disso, a Câmara Municipal, que atualmente funciona dentro do shopping enquanto a edificação passa por reforma, também estará nos radares da vereadora.

“Eu quero saber o que acontece dentro da Câmara, porque até a Câmara Municipal eu vou fiscalizar. Tem que ver tudo, os contratados, caso haja muitas contratações, pois sempre passa muito, né? Tem que colocar pessoas com perfil técnico. Para que, por um monte de gente, se eu consegui ganhar uma eleição com sete pessoas e dez cabos eleitorais?”, alertou Marcondes.

 

Campanha

Durante a campanha, Isa contou ao Correio do Estado que não organizou comícios e reuniões na casa das pessoas no município, em razão de achar que as pessoas estão cansadas desse formato de abordagem.

Indo na contramão, vestiu um colete de “Fiscal do Povo”, pegou o Jeep cedido pelo avô do neto e caiu nas ruas para ter o tête-à-tête com cada eleitor, o que demandou tempo e gerou várias gravações de denúncias nas redes sociais.

Com isso, a população começou a acionar Isa, e ela esteve em escolas, Upas e obras paradas, mostrando o que chamou de “descaso com o povo”.

Deste modo, conseguiu a confiança do eleitorado e, com a propaganda que chamou a atenção de todo o país: “Dourados está uma zona e de zona eu entendo” - ideia de seu amigo campograndense Juliano Vaca - foi eleita vereadora no dia 6 de outubro com 2.992 votos - com o maior percentual entre os eleitos

Tendo se autointitulado ‘terror de Dourados’, explicou que isso ocorrerá em formato de trabalho, dentro da lei e do que implica o cargo.

Vou entrar em órgãos públicos, vou entrar nos famosos depósitos para conferir a licitação. Eu quero saber dos remédios; se vieram os remédios, eu estou lá para fiscalizar e mostrar ao vivo no meu vídeo que estou observando tudo.”

Apoio de bancada

Independente de sigla ou ideologia partidária, Isa Marcondes reforçou que, se depender de verba para melhorias em Dourados, virá para Campo Grande conversar com os deputados estaduais e Brasília com os Federais.

“Eu só não vou fazer politicagem porque é isso que acaba com o nosso povo douradense. Sou política, eu vou bater em todos os gabinetes, seja de senador, de deputado federal e estadual. Todos de direita e esquerda”, contou Isa, e completou:

“Quero mostrar para o povo douradense quem está ajudando a gente. Não é só 2022: buscou voto e tchau. Nem lembra da gente. Independente de partido, vou falar com toda a bancada.”

Ainda fez o compromisso de divulgar em suas redes sociais os parlamentares que enviaram recurso e emenda para o município, para que o povo mais simples comece a entender o que é a política.

Divisão

Para a reportagem, Isa disse que a polarização de direita e esquerda trouxe problemas até para sua vida pessoal. Como a própria se define: lésbica, pela família, com amor a Deus e hoje em atuação do lado do povo, sem radicalismo.

Seguidora do presidente Bolsonaro, com quem possui forte identificação, não se considera conservadora, embora esteja em um partido conhecido por essa bandeira.

Assine Correio do Estado

Política

Preso em MS, Chiquinho Brazão presta depoimento à Alexandre de Moraes

Será realizada uma sessão por dia com todos os réus, de 13h às 19h, até sexta-feira (25), todas por videoconferência em razão de todos estarem em presídios de segurança máxima

21/10/2024 14h30

Preso em MS, Chiquinho Brazão presta depoimento à Alexandre de Moraes

Preso em MS, Chiquinho Brazão presta depoimento à Alexandre de Moraes Agência Brasil

Continue Lendo...

Nesta segunda-feira (21) o deputado federal, Chiquinho Brazão, preso em Campo Grande, será o primeiro interrogado pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. 

Será realizada uma sessão por dia com os réus, de 13h às 19h, até sexta-feira (25), todas por videoconferência em razão de todos estarem em presídios de segurança máxima. 

O processo tem como relator o ministro Alexandre de Moraes, os réus serão julgados posteriormente em um júri no Tribunal de Justiça do Rio. Além de Brazão, o delegado Rivaldo Barbosa e o policial militar Ronald Paulo de Alves Pereira, responderão por homicídio. Já Robson Calixto Fonseca, assessor de Domingos Brazão, será interrogado sob a acusação de organização criminosa.

  • Segunda, dia 21/10 - Chiquinho Brazão
  • Terça, 22/10 - Domingos Brazão
  • Quarta, 23/10 - Robson Peixe
  • Quinta, 24/10 - delegado Rivaldo Barbosa
  • Sexta, 25/10 - Major Ronald

Os cinco indivíduos se tornaram réus em junho, por meio de uma decisão unânime da Primeira Turma da Corte. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), um dos motivos pelo assassinato de Marielle foi o fato de que a vereadora teria se tornado “o mais ativo símbolo da resistência” aos interesses econômicos dos irmãos Brazão”.

É importante ressaltar também que os réus já tinham prestado depoimento após as prisões e apresentado a defesa após as denúncias. A fase de interrogatório faz parte da instrução penal, depois desse processo, tanto as defesas quanto as acusações, terão cinco dias para decidir se novas diligências serão solicitadas. 

Caso não seja necessário, o processo entrará na fase de alegações finais - processo em que as partes de um processo judicial fazem após a fase de instrução e antes da sentença do juiz: 

  • É o momento em que as partes envolvidas no processo consolidam seus argumentos e fazem um último esforço para convencer o juiz da validade de suas reivindicações ou defesas. 
  • Podem ser apresentadas de forma oral ou escrita, desde que dentro do prazo que o juiz da causa fixar. 
  • No caso de processos criminais, as alegações finais orais devem ser apresentadas pelas partes antes do proferimento da sentença e possuem duração de 20 minutos, podendo ser prorrogadas por mais 10 minutos. 
  • Quando é parte do processo a apresentação de alegações finais, convenciona-se dizer que essas alegações são expressas por meio de uma petição, a qual é anexada aos autos. 

No dia 14 de outubro, Moraes determinou que o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) passe por uma avaliação médica no Presídio Federal em Campo Grande, onde ele está preso em função das investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018.

Pela decisão do ministro, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) teve prazo de 48 horas para avaliar o estado de saúde do parlamentar.

A decisão foi motivada por um pedido de prisão domiciliar feito pela defesa de Chiquinho Brazão. Os advogados alegam que ele tem precordialgia atípica e estenose significativa na artéria, tipos de problemas cardíacos, e que não há tratamento médico suficiente na prisão.

Relembre o caso

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).