A Apple afirmou que bloqueou o Wirelurker, o primeiro malware capaz de infectar dispositivos com iOS e aplicativos que não tenham sido desbloqueados.
O vírus foi identificado por pesquisadores de segurança da Palo Alto Networks na última quarta-feira (5). Ele foi flagrado enviando cópias piratas de aplicativos chineses para Mac antes de conseguir ter acesso a iPhones e iPads por meio do cabo USB.
A Apple afirma que está consciente do software malicioso disponível por meio de download em um site para usuários chineses e declarou que bloqueou todos os aplicativos identificados para impedi-los de contaminar os dispositivos.
A empresa, entretanto, não deu mais detalhes de como está realizando o bloqueio, mas enfatizou que sempre recomenda que os usuários baixem e instalem software apenas de fontes confiáveis.
Os aplicativos infectados foram descobertos na Maiyadi App Store, uma loja de aplicativos de terceiros com base na China, que costuma ser repleta de cópias piratas e não autorizadas de apps famosos como Dropbox, Spideroak e Autodesk.
O vírus Wireluker funciona danificando recursos em sistemas operacionais da Apple projetados para permitir que grandes empresas instalem seus próprios aplicativos nos smartphones de funcionários. O malware permite não só que os usuários limpem dados de dispositivos iOS infectados, mas também que instalem apps de terceiros e infectem os apps instalados.
É a primeira vez que um vírus significativo é capaz de fazer isso e apenas a segunda vez que um vírus ataca dispositivos com iOS pelo OS X por meio do USB.
Uma segunda vulnerabilidade divulgada pela Apple esta semana, conhecida como Rootpipe, permanece sem correção. A falha permite que atacantes ganhem privilégios de root sem digitar uma senha.


