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As 10 páginas mais populares do Facebook no Brasil

As 10 páginas mais populares do Facebook no Brasil

tecmundo

07/08/2012 - 03h00
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Depois de anos de reinado do Orkut, o Facebook é hoje oficialmente a rede social mais popular do Brasil. Dados divulgados pelo próprio serviço apontam que o número de brasileiros já ultrapassou a marca de 48 milhões de contas de usuários, tornando o país o segundo maior dentro da rede social.

Além disso, o Brasil é o país que apresenta a maior taxa de crescimento no número de usuários. Nos últimos três meses, por exemplo, o número de contas criadas no Brasil aumentou em 13,8%, o que nos permitiu ultrapassar com facilidade a Índia e a Indonésia, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Se a página com maior número de "curtir" no mundo é a do próprio Facebook, no Brasil as atrações são outras. Preparamos uma lista com as dez páginas brasileiras com maior número de "curtir" na rede social.

1) Kaká: 17,7 milhões

O jogador brasileiro Kaká, que atualmente está no clube espanhol Real Madrid, é a personalidade brasileira mais popular do Facebook. Seus fãs e seguidores chegam à impressionante marca de 17,7 milhões de pessoas, mais do que o dobro do segundo colocado. As atualizações da página são feitas em média a cada três dias e é o próprio jogador quem faz as postagens.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

2) Paulo Coelho: 9 milhões

Com menos da metade de "curtir" em relação ao primeiro colocado, a segunda posição da lista é do escritor Paulo Coelho, com 9 milhões de seguidores. O autor do best-seller "O Alquimista" é um usuário assíduo da ferramenta e publica pelo menos quatro ou cinco posts por dia. A maioria deles são links para textos seus, além de reflexões e pensamentos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

3) Luciano Huck: 7,1 milhões

O apresentador de TV Luciano Huck, uma das personalidades brasileiras mais populares do Twitter, também está no topo da lista dos mais influentes do Facebook. Suas postagens são vistas por pelo menos 7,1 milhões de pessoas e todo o conteúdo da página é produzido por ele mesmo. Luciano posta em média uma ou duas vezes por dia e revela momentos do convívio com a sua família e fotos dos lugares por onde passa.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

4) Guaraná Antarctica: 6,8 milhões

A página do refrigerante Guaraná Antarctica é a quarta colocada no ranking das mais acessadas do Facebook brasileiro. Pelo menos 6,8 milhões de pessoas curtem a página da bebida, que posta vários tipos de conteúdos ao longo do dia. Promoções e imagens bem-humoradas compõem a maior parte das atualizações.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

5) Skol: 6,1 milhões

A cerveja mais vendida no Brasil, com 32,7% da preferência do público, é também a mais popular do Facebook. A página da bebida conta com 6,1 milhões de "curtir", o suficiente para colocá-la pouco à frente da sexta posição. Pelo menos cinco postagens são feitas por dia no perfil, que envia predominantemente imagens bem-humoradas para serem compartilhadas pelos seus seguidores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

6) Neymar: 5,9 milhões

A página do atacante Neymar, do Santos e da Seleção Brasileira, também está entre as dez mais populares do Facebook no Brasil. O jogador conta com 5,9 milhões de "curtir" e as postagens são divididas entre o atleta e a sua equipe pessoal. Imagens do cotidiano dos treinamentos e links para produtos de sua loja oficial são postados quase diariamente, para a alegria dos fãs.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

7) Programa Pânico: 5,7 milhões

O programa de humor Pânico na Band é também uma das páginas mais populares do Facebook. A exemplo de outras similares, como Risos no Face e Humor no Face, o Programa Pânico publica imagens de humor, vídeos produzidos pela equipe de TV e links para notícias bizarras e sensacionalistas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

8) Facebook Brasil: 4,8 milhões

A equipe brasileira do Facebook também mantém uma página oficial dentro da rede social. Pelo menos 4,8 milhões de pessoas acompanham as últimas novidades em termos de funcionalidades e dicas de como usar melhor as ferramentas disponíveis no site. O ritmo de postagem, assim como o da página internacional, é lento: não mais do que cinco novidades por mês.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

9) Michel Teló: 4,3 milhões

Entre as 10 páginas mais populares do Brasil, com 4,3 milhões de "curtir", vem o cantor pop-sertanejo Michel Teló. Sucesso mundial com o hit “Ai, Se Eu Te Pego”, ele usa o espaço para divulgar agenda de shows, fotos e bastidores de suas turnês, além de promover as suas canções.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

10) Esporte Interativo: 4,2 milhões

O Esporte Interativo, outro programa de TV, ocupa a décima posição entre as páginas com maior número de "curtir" no Brasil. Além de imagens e vídeos produzidos pela equipe da emissora, ao longo do dia são feitas várias atualizações com links para notícias relacionadas aos clubes brasileiros e europeus.

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Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

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O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

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Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

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O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

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