Tecnologia

PESQUISA

Cerca de 94% das mulheres se veem gordas no espelho

Cerca de 94% das mulheres se veem gordas no espelho

Folha.com

06/01/2011 - 03h00
Continue lendo...

Apenas uma em cada 17 mulheres com peso saudável realmente se considera magra, segundo nova pesquisa feita pela empresa especializada em emagrecimento Slimming World. A informação foi publicada no site do jornal britânico "The Telegraph" na segunda-feira (3).

Na frente do marido e dos amigos, a mulher parece feliz, esbelta e confiante, em seu jeans tamanho 40. Mas quando se olha no espelho, enxerga uma imagem distorcida.

O estudo com 2.257 pessoas oferece uma visão perturbadora da autoestima feminina. As voluntárias foram convidadas a olhar para si no espelho e escolher a partir de 12 adjetivos para descrever como se sentiam, ou como achavam que pareciam. As participantes também foram medidas para determinar se estavam com sobrepeso ou peso saudável.

Entre as mulheres que tinham peso ideal para sua altura, apenas 13% disseram que se sentiam felizes quando viam seu reflexo e somente 6% pensavam que eram magras.

HUMILHADAS

Com idade entre 45 e 54, o arquétipo da mulher com sobrepeso é uma pessoa casada por 20 anos, que usa manequim tamanho 44 e se sente humilhada todos os dias, de acordo com o estudo.

Das 2.257 pessoas analisadas, 1.467 foram consideradas acima do peso. O estudo levantou que as pessoas gordas lutavam contra suas emoções em pelo menos cinco situações do cotidiano, como se olhar no espelho, em feriados, revendo velhos amigos, provando roupas em uma loja e escolhendo um traje para sair à noite.

Segundo o porta-voz da empresa, "as mulheres enfrentam uma batalha constante contra suas emoções, como dietas fracassadas e um desejo desesperado de perder peso, o que causa uma crise de confiança e transforma uma série de situações cotidianas em fontes de humilhação, constrangimento e medo".

Como duas em cada três pessoas no Reino Unido estão com sobrepeso ou obesidade, de acordo com a Slimming World, "a maioria da população está presa neste ciclo emocional".

A pesquisa descobriu que os homens tiveram mais respostas positivas, como "felizes" e "animados" em situações cotidianas, mas ainda usaram a palavra "gordo" para expressar como se sentiam em duas das cinco circunstâncias.

Em contrapartida, 790 pessoas de peso saudável que participaram da pesquisa relataram respostas positivas em todas as situações.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

Tecnologia

Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

Continue Lendo...

O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).