Tecnologia

SAÚDE

Chocolate amargo e puro pode salvar sua vida; veja benefícios

Chocolate amargo, puro, sem adulteração poderá simplesmente salvar sua vida

YAHOO

17/02/2016 - 19h40
Continue lendo...

Alguns de nós precisamos de um motivo convincente para comer chocolate. O sabor e a elevação momentânea de humor costumam ser suficientes para muitos não pensarem duas vezes. É claro que esta não é a única forma de melhorar seu humor. Na verdade, cultivar um jardim em casa também pode ser ótimo para colocar um sorriso no seu rosto.

Chocolate amargo, puro, sem adulteração poderá simplesmente salvar sua vida.

Mas na quantidade certa, o chocolate amargo pode trazer benefícios surpreendentes para a sua saúde, escreve Will Clower, PhD, autor do livro Eat Chocolate, Lose Weight. “O fato de que culturas consideradas saudáveis possuem uma grande quantidade de consumidores de chocolate, nos mostra de forma lógica que o consumo moderado e regular pode servir como uma deliciosa vitamina”.

É claro que você precisa comer o chocolate certo. A maioria deles só serve para engordar mesmo. Os benefícios para a saúde só podem ser alcançados se você consumir o chocolate que possui pelo menos 70 por cento de cacau.

Além de ter a fama de afrodisíaco e de melhorar o humor, temos mais sete motivos concretos para você comer um pedacinho de chocolate todos os dias.

Uma pele mais saudável
Chocolates são ricos em antioxidantes e deixam sua pele mais suave e mais resistente a queimaduras do sol. Uma pesquisa publicada no European Journal of Nutrition, mostrou que consumir cacau constantemente por 12 semanas reduz a perda de umidade na pele em 25 por cento. Outro benefício? Menos queimaduras solares. Pesquisadores britânicos descobriram que pessoas que consomem chocolate amargo regularmente possuem o dobro de proteção contra os raios UV, ao contrário daquelas que preferem o chocolate ao leite. O cacau aumenta a circulação sanguínea na camada superior da pele, deixando os vasos sanguíneos mais preparados para resistir aos efeitos da desidratação e queimaduras.

Dentes saudáveis
Enquanto o açúcar dos doces apodrece os dentes, o cacau pode protegê-los. Os grãos de cacau contêm compostos antibacterianos que inibem a formação de placa bacteriana e biofilmes, onde as bactérias causadoras da cárie podem prosperar. Na verdade, um estudo feito com crianças indígenas que não haviam escovado os dentes por quatro dias concluiu que uma única lavagem com antisséptico bucal à base de cacau diminuiu em quase 50 por cento a placa bacteriana e matou 21% das bactérias.

Menos desejo por doces e mais ganho de peso
O cacau é rico em fibras e proteínas: uma barra de chocolate amargo de tamanho padrão contém 4 e 8 gramas, respectivamente, de cada um destes nutrientes. Mas há outro fato interessante sobre o chocolate: pesquisadores da Holanda constataram que pessoas que apenas cheiravam o chocolate com 85 por cento de cacau tinham uma diminuição no apetite de até 50 por cento. Aparentemente, cheirar o chocolate amargo estimula a produção de um hormônio que diminui o apetite.

Um coração mais saudável
O chocolate costuma ser considerado perigoso por conter manteiga de cacau, que é rica em gordura saturada. Mas como outras boas formas de gorduras saturadas, como o óleo de coco, a manteiga de cacau faz bem para a saúde. Um terço da gordura da manteiga de cacau é puro ácido esteárico, que seu fígado transforma em uma gordura monoinsaturada saudável, chamada ácido oleico. Este ácido diminui os níveis do colesterol ruim e aumenta os níveis do bom. Além disso, os vários compostos anti-inflamatórios do cacau ajudam a combater a inflamação vascular crônica, melhorando a flexibilidade dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e impedindo que as plaquetas entupam as paredes das artérias.

Mais foco no dia a dia
Ressonâncias magnéticas têm mostrado que o chocolate aumenta a circulação do sangue para o cérebro, o que pode melhorar sua concentração. Consumir uma pequena quantidade de chocolate amargo por 5 dias pode aumentar o fluxo de sangue para o cérebro de adultos durante tarefas cognitivas.

Menos ansiedade
O estresse faz o seu corpo produzir cortisol, que desencadeia o acúmulo de gordura abdominal ou visceral, que pode contribuir para a depressão, doenças cardíacas e derrames. Um estudo feito em 2009 concluiu que pessoas que consomem aproximadamente 40 gramas de chocolate todos os dias diminuíram consideravelmente seus níveis de cortisol. Outro estudo, feito um ano mais tarde, mostrou que o consumo diário de chocolate amargo durante 30 dias diminuiu os níveis de ansiedade dos participantes em 10 por cento.

Um treino mais eficaz
O chocolate pode aumentar sua energia antes do treino e reduzir a dor depois. O cacau possui dois tipos de antioxidantes que aumentam a absorção de nutrientes dos músculos, o que pode ajudá-lo a ter mais energia para se exercitar. Segundo um estudo, estes antioxidantes aumentam em até 30 por cento a resistência à fadiga de animais de laboratório após duas semanas de consumo de cacau. Os compostos anti-inflamatórios do cacau diminuem em até 5 vezes a sua percepção da dor. Qual é a melhor pedida aqui? Depois do treino, coloque alguns pedacinhos de chocolate amargo debaixo da língua e deixe-os derreter.

A chave é a consistência, diz o Dr. Clower. Ele recomenda que você consuma 40 gramas de chocolate por dia por pelo menos oito semanas, com cada porção diária dividida em oito pedacinhos de 5 gramas. Deixe os pedacinhos derreterem na sua boca lentamente. Precisa de algumas ideias para incorporar o chocolate na sua dieta?

Se você não gosta de chocolate amargo, pode adicionar uma quantidade equivalente de cacau em pó à sua dieta. Cinco gramas de cacau em pó daria aproximadamente uma colher de chá. Você pode encontrar versões orgânicas do produto em lojas de alimentos naturais.

Este artigo foi originalmente publicado no site da Rodale’s Organic Life.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

Tecnologia

Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

Continue Lendo...

O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).