Sensação do momento, o Clubhouse é direcionado a um grupo seleto de pessoas e com a participação de celebridades, a aplicação é uma alternativa para as redes sociais tradicionais.
E são características como essas que têm despertado o interesse pela nova rede, valendo a pena conhece-la um pouco mais.
O que é Clubhouse?
O Clubhouse é uma rede social criada por dois amigos, Paul Davison (ex-Pinterest) e Rohan Seth (ex-Google), em 2011.
A plataforma foi lançada nos Estados Unidos, em março de 2020, tendo como objetivo reunir pessoas para conversar sobre diversos temas, como tecnologia, marketing, comportamento, cultura, viagem, arte, dentre outros.
Ele lembra podcast, só que totalmente ao vivo e sem nenhuma edição, assim como o rádio.
O anfitrião abre uma sala e compartilha o que quiser com os convidados ali presentes. Também é possível pode criar uma bio, seguir amigos e sugerir salas para eles.
Como funciona?
O aplicativo funciona como salas de bate papo, sendo temáticas, como música, palestras, assuntos diversos e podem ser filtradas de acordo com as preferências do usuário.
Nelas, existem conteúdos abertos, ou seja, que qualquer pessoa pode ouvir o que está sendo dito naquele momento.
Funciona apenas por convites. Ao receber um convite e entrar, a pessoa terá dois convites disponíveis.
Porém, é responsável por quem ela indica. Isto é, se a pessoa violar os termos de uso tanto ele quanto quem indicou são excluídos. Existem as salas privadas para o usuário interagir apenas com amigos.
Leia também as nossas últimas notícias do Correio do Estado
Como conseguir um convite da rede social Clubhouse?
Como dito, para participar do Clubhouse é necessário baixar o aplicativo na Apple Store e fazer um cadastro na lista de espera.
A entrada só será liberada caso um outro usuário, sincronizado à rede de contatos, permita.
Com a explosão da rede, alguns membros têm sorteado ou vendido seus convites para desconhecidos.
Clubhouse como convidar?
- Se houver convites disponíveis para serem enviados, a opção aparecerá na tela principal, no ícone de uma carta aberta.
- O convite é feito pelo número de telefone do destinatário.
- Na tela inicial do Clubhouse, toque no ícone do envelope aberto, ao lado do ícone de calendário;
- O número de convites disponíveis aparecerá no topo da tela (nesse caso, há três);
- Pesquise pelo contato que deseja enviar o convite do Clubhouse e toque em “Invite” (o contato precisa estar salvo na agenda do telefone, como é feito com o WhatsApp, Telegram e outros aplicativos que usam o número de telefone para criar uma conta);
- Por padrão, o texto será enviado por SMS para o número da pessoa convidada, mas é possível copiar a mensagem para compartilhar por outro aplicativo — envie para avisar a pessoa sobre o convite.
Clubhouse como entrar?
A única forma de entrar na rede social é por meio de um convite que alguém que já tem acesso à rede deve enviar.
Durante o cadastro deve-se adicionar uma foto de perfil e breve descrição que servirá como uma biografia.
Também existe a possibilidade de adicionar links para o seu perfil em outras redes sociais como Instagram e Twitter.
No fim do cadastro você deve selecionar os assuntos que são do seu interesse. Clubhouse app.
A rede social está disponível apenas para os usuários de dispositivos que usam o sistema iOS ou iPAS OS.
A página de perfil dos usuários é muito parecida com a do Instagram.
Nela se consegue ver: a foto de perfil, nome do usuário, quantidade de seguidores, quantidade de pessoas que aquele usuário está seguindo, descrição em texto, links de outras redes sociais e salas publicas que essa pessoa está participando.
Clubhouse como sair da sala?
Sabe-se, a essa altura, que os usuários do Clubhouse podem ingressar em salas de variados assuntos, mas o que fazer se uma delas se não interessar mais?
A rede social permite que a pessoa saia discretamente com a função Leave Quietly, sem notificar ninguém.
Assine o Correio do Estado e tenha notícias com qualidade na palma da sua mão
Clubhouse para Android?
Não se sabe exatamente quando, mas os desenvolvedores informaram no blog oficial que uma versão do Clubhouse para Android será desenvolvida e lançada em breve.
O que causou Elon Musk para o Clubhouse?
O Clubhouse também explodiu com uma divulgação espontânea de Elon Musk.
No início de fevereiro, o fundador da Tesla usou a ferramenta para entrevistar Vlad Tenev, CEO do aplicativo de investimento Robinhood.
Assistida por mais de 120 mil pessoas, a conversa deu o destaque necessário para que o Clubhouse acelerasse sua popularidade.
Conclusão
Uma coisa é certa: as coisas vão se expandir muito mais em se tratando de Clubhouse.
As empresas, marcas e formadores de opinião que já investem na produção ou patrocínios de podcasts, cujo consumo cresceu exponencialmente em 2020 em todo o mundo, e em outras mídias sociais, agora pensam em ocupar espaço também no Clubhouse.
O advento do aplicativo vai estimular um complemento nas estratégias de comunicação das marcas.


