Tecnologia

A NOVA REDE SOCIAL

Clubhouse o que é? E como funciona a nova rede social?

Conheça a nova rede social que está deixando muitos curiosos de o que é clubhouse. Leia no Correio do Estado

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Sensação do momento, o Clubhouse é direcionado a um grupo seleto de pessoas e com a participação de celebridades, a aplicação é uma alternativa para as redes sociais tradicionais. 

E são características como essas que têm despertado o interesse pela nova rede, valendo a pena conhece-la um pouco mais.

O que é Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social criada por dois amigos, Paul Davison (ex-Pinterest) e Rohan Seth (ex-Google), em 2011. 

A plataforma foi lançada nos Estados Unidos, em março de 2020, tendo como objetivo reunir pessoas para conversar sobre diversos temas, como tecnologia, marketing, comportamento, cultura, viagem, arte, dentre outros. 

Ele lembra podcast, só que totalmente ao vivo e sem nenhuma edição, assim como o rádio. 

O anfitrião abre uma sala e compartilha o que quiser com os convidados ali presentes. Também é possível pode criar uma bio, seguir amigos e sugerir salas para eles.

Como funciona?

O aplicativo funciona como salas de bate papo, sendo temáticas, como música, palestras, assuntos diversos e podem ser filtradas de acordo com as preferências do usuário. 

Nelas, existem conteúdos abertos, ou seja, que qualquer pessoa pode ouvir o que está sendo dito naquele momento. 

Funciona apenas por convites. Ao receber um convite e entrar, a pessoa terá dois convites disponíveis. 

Porém, é responsável por quem ela indica. Isto é, se a pessoa violar os termos de uso tanto ele quanto quem indicou são excluídos. Existem as salas privadas para o usuário interagir apenas com amigos.

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Como conseguir um convite da rede social Clubhouse?

Como dito, para participar do Clubhouse é necessário baixar o aplicativo na Apple Store e fazer um cadastro na lista de espera. 

A entrada só será liberada caso um outro usuário, sincronizado à rede de contatos, permita. 

Com a explosão da rede, alguns membros têm sorteado ou vendido seus convites para desconhecidos.

Clubhouse como convidar?

  1. Se houver convites disponíveis para serem enviados, a opção aparecerá na tela principal, no ícone de uma carta aberta.
  2. O convite é feito pelo número de telefone do destinatário.
  3. Na tela inicial do Clubhouse, toque no ícone do envelope aberto, ao lado do ícone de calendário;
  4. O número de convites disponíveis aparecerá no topo da tela (nesse caso, há três);
  5. Pesquise pelo contato que deseja enviar o convite do Clubhouse e toque em “Invite” (o contato precisa estar salvo na agenda do telefone, como é feito com o WhatsApp, Telegram e outros aplicativos que usam o número de telefone para criar uma conta);
  6. Por padrão, o texto será enviado por SMS para o número da pessoa convidada, mas é possível copiar a mensagem para compartilhar por outro aplicativo — envie para avisar a pessoa sobre o convite.

Clubhouse como entrar?

A única forma de entrar na rede social é por meio de um convite que alguém que já tem acesso à rede deve enviar. 

Durante o cadastro deve-se adicionar uma foto de perfil e breve descrição que servirá como uma biografia.  

Também existe a possibilidade de adicionar links para o seu perfil em outras redes sociais como Instagram e Twitter.  

No fim do cadastro você deve selecionar os assuntos que são do seu interesse. Clubhouse app

A rede social está disponível apenas para os usuários de dispositivos que usam o sistema iOS ou iPAS OS. 

A página de perfil dos usuários é muito parecida com a do Instagram. 

Nela se consegue ver: a foto de perfil, nome do usuário, quantidade de seguidores, quantidade de pessoas que aquele usuário está seguindo, descrição em texto, links de outras redes sociais e salas publicas que essa pessoa está participando.

Clubhouse como sair da sala?

Sabe-se, a essa altura, que os usuários do Clubhouse podem ingressar em salas de variados assuntos, mas o que fazer se uma delas se não interessar mais? 

A rede social permite que a pessoa saia discretamente com a função Leave Quietly, sem notificar ninguém.

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Clubhouse para Android?

Não se sabe exatamente quando, mas os desenvolvedores informaram no blog oficial que uma versão do Clubhouse para Android será desenvolvida e lançada em breve.

O que causou Elon Musk para o Clubhouse?

O Clubhouse também explodiu com uma divulgação espontânea de Elon Musk. 

No início de fevereiro, o fundador da Tesla usou a ferramenta para entrevistar Vlad Tenev, CEO do aplicativo de investimento Robinhood. 

Assistida por mais de 120 mil pessoas, a conversa deu o destaque necessário para que o Clubhouse acelerasse sua popularidade.

Conclusão

Uma coisa é certa: as coisas vão se expandir muito mais em se tratando de Clubhouse. 

As empresas, marcas e formadores de opinião que já investem na produção ou patrocínios de podcasts, cujo consumo cresceu exponencialmente em 2020 em todo o mundo, e em outras mídias sociais, agora pensam em ocupar espaço também no Clubhouse. 

O advento do aplicativo vai estimular um complemento nas estratégias de comunicação das marcas.

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Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

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O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

Tecnologia

Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

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O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

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