O código-fonte do Android Ice Cream Sandwich deverá ser liberado nesta semana, mais precisamente no dia 17, quinta-feira. Com a liberação, desenvolvedores do mundo inteiro poderão aprimorar suas aplicações para a nova versão, e fabricantes e moders poderão criar suas versões e atualizações do sistema.
As informações são de Rohan Shravan, CEO da Notion, uma empresa bastante conhecida no mundo dos desenvolvedores Android. A data, 17 de novembro, coincide diretamente com o lançamento do Samsung Galaxy Nexus - o primeiro celular a operar o Android 4.0 nativamente - na Inglaterra.
Com o código-fonte do sistema acessível a qualquer um, começarão a surgir as primeiras custom ROMs estáveis do sistema Android 4.0. Estes firmwares, criados pela comunidade de usuários, costumam ser a única opção viável para grande parte dos consumidores atualizarem seus celulares e tablets; além de pressionar os fabricantes a preparar versões oficiais do Ice Cream Sandwich para seus aparelhos.
Dada a relativa lentidão da maior parte dos fabricantes em preparar e liberar os upgrades para os seus produtos, caso você queira testar o Android 4.0, vale ficar ligado nas comunidades de desenvolvedores sobre a disponibilidade de firmwares para o seu modelo.
Assim, você poderá ter acesso a todas as melhorias e avanços do novo sistema operacional sem precisar se aborrecer com o fabricante - que, como mostra esta matéria sobre fragmentação no Android, prefere pressionar o mercado a comprar novos aparelhos, em vez de garantir uma vida útil mais longa a celulares e tablets já comercializados.