Tecnologia

Fim de Ano

Cuidados com o sol: conheça mitos e verdades do verão

Cuidados com o sol: conheça mitos e verdades do verão

Jornal do Brasil

20/12/2011 - 00h00
Continue lendo...

O verão está chegando e a previsão do tempo é de dias nublados com pancadas de chuva e um ou outro dia de sol. Para o Climatempo, tempo firme de sol por período prolongado só em fevereiro. Engana-se, no entanto, quem acha que pode ir para a praia sem protetor solar em um dia nublado.

"Os dias de céu encobertos são mais perigosos que os dias de sol forte", alerta a dermatologista Daniela Lemes Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De acordo com ela, os raios ultravioleta conseguem atravessar as nuvens e atingir a pele.

"A sensação de ardor e calor vêm dos raios infravermelhos do sol, que não atravessam as nuvens, portanto, em dias de tempo fechado eles não nos dão o alerta de que estamos sendo queimados, o que leva muitas pessoas a dispensarem o protetor solar", alerta a especialista que é diretora médica da Slim Clinique. “No dia seguinte, você perceberá as queimaduras e o pós-sol vai acalmar e restabelecer a barreira lipídica, impedindo a descamação e irritação cutânea a pele, mas não reverterá os danos causados pelo sol no DNA das células”, continua.

Os raios ultravioleta são os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também os causadores do câncer de pele, neoplasia mais comum no mundo. Segundo estimativas do INCA sobre o câncer para 2012 são esperados 65 casos novos de câncer de pele não melanoma a cada 100 mil homens e 71 para cada 100 mil mulheres. "No verão é quando os raios ultravioleta são mais incidentes devido à proximidade da Terra com o sol, portanto, o protetor solar deve ser aplicado diariamente e reaplicado, mesmo para quem apenas caminha de um ponto a outro na rua", diz.

O site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informa diariamente a incidência dos raios ultravioleta. Antes mesmo do início do verão, na segunda semana de dezembro, o mapa do Brasil já tem aparecido em sua maior parte com incidências altas e muito altas – a escala e composta por índice baixo, moderado, alto, muito alto e extremo.

Segundo a médica para retardar o envelhecimento e se ver longe do câncer, o cuidado deve começar desde cedo. "Todo o sol que tomamos até os 20 anos é o grande vilão da degradação de colágeno que começa a se iniciar aos 30 anos de idade. A exposição solar é cumulativa", explica.

Além do protetor solar, a médica recomenda protetores de barreira como bonés, chapéus e guarda-sóis. “Os homens não podem se esquecer de passar o protetor nas orelhas, nuca, nariz e boca que estão mais expostos”, ressalta a Daniela.

Conheça outros mitos do sol:

MITO. O protetor solar impede o bronzeamento.

É possível se bronzear com protetor solar. Ele é um aliado do bronzeado bonito, pois vai bloquear os raios ultravioleta, que liberam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.

MITO. Em dia de céu encoberto não preciso usar protetor.

É o dia em que você deve ter mais cuidado, principalmente no verão quando a incidência solar é mais forte. O que nos dá a sensação de calor são os raios infravermelhos do sol, que em dias de muitas nuvens no céu não chegam ao solo. No entanto, os raios ultravioleta conseguem atravessar as nuvens e queimar nossa pele sem nos dar a sensação no momento de ardor. Os raios ultravioleta são os responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo câncer de pele.

VERDADE. Cremes bronzeadores podem manchar a pele.

Nas regiões em que a pele é mais áspera, o creme bronzeador vai absorver mais, então essa região ficará mais escura que o resto do corpo (joelho e cotovelos). Então, alguns dias antes de aplicar o creme bronzeador, faça uma esfoliação na pele para igualar o tom. Na hora da aplicação também use uma luva para não manchar as mãos.

VERDADE. Para garantir um bronzeado bonito, é bom esfoliar a pele uma semana antes de se expor ao sol.

A pele deve estar em tom uniforme para adquirir uma cor bonita sem manchas, para isso faça uma esfoliação corporal uma semana antes de se expor ao sol e capriche no hidratante diariamente. Para que a pele não descame, a hidratação é fundamental. Então no verão, tente aplicar o hidratante duas vezes ao dia.

MITO. A maquiagem com proteção solar tem o mesmo efeito que o protetor.

Para que o filtro de uma base tenha esse efeito será preciso aplicar muita quantidade do produto, o que não dará uma boa base. O que existe no mercado são protetores solares com cor de base. Esse sim pode ser usado. Antes de se maquiar é recomendável usar o filtro solar na quantidade adequada, mesmo que a maquiagem tenha filtro. A proteção do filtro da maquiagem será complementar.

MITO. Somente o filtro solar para cabelos protege os fios do sol.

O filtro solar foi desenvolvido para a pele. O FPS é aferido de acordo com o eritema causado pelo sol na pele. Mas no cabelo não há estudos que verifiquem qual é o FPS mais adequado para combater a exposição solar. Por isso, a recomendação é usar o filtro solar para cabelos mas também mantê-los cobertos com chapéus ou bonés.

MITO. Se eu passar protetor antes de sair de casa, estou protegida o resto do dia.

É importante passar o protetor no mínimo 30 minutos antes da exposição solar para que o produto seja bem absorvido e reaplicar a cada 3 horas ou a cada vez que for à água. O suor e a água retiram o protetor.

MITO. A alimentação pode ajudar a aumentar as defesas da pele.

A única influencia na alimentação seria no bronzeamento. Alimentos com betacaroteno (as frutas e legumes de cor vermelha, laranja e amarela) ajudam na obtenção de um bronzeado mais bonito.

MITO. Usar muito protetor labial resseca os lábios.

Não. Mas o ideal é optar por um protetor labial com hidratante.  

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

Tecnologia

Governo vai alterar prazo para adequação de big techs ao 'ECA digital'

As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial, mas prazo deverá ser reduzido para 180 dias

17/09/2025 22h00

Criança brincando com o celular

Criança brincando com o celular Foto: Reprodução/EPTV

Continue Lendo...

O governo federal vai editar uma Medida Provisória para reduzir o prazo para que as big techs coloquem em prática as normas fixadas pelo PL 2628, conhecido como ECA Digital. O projeto aprovado no Congresso estabelece regras para o uso de redes sociais por crianças e adolescentes. As medidas entrariam em vigor um ano após a publicação da lei no Diário Oficial. O governo, no entanto, considerou o prazo longo e decidiu reduzi-lo para 180 dias.

A MP está sendo liderada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) e deve ser editada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ao alterar o prazo, o governo levou em conta, segundo fontes do Palácio do Planalto, o fato de que a lei entraria em vigor somente próximo da eleição, o que poderia elevar tensões durante o período eleitoral. Há uma visão de que qualquer debate relacionado às big techs está "entranhado" nas eleições de 2026

A aprovação do projeto de lei foi cercada de discussões e gerou reação de parte da oposição, que considerou o novo regramento uma espécie de censura às redes. O governo pesou ainda a possibilidade de que a demora para aplicar o ECA Digital transformasse a nova lei em "letra morta".

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retomar os planos de oferecer treinamento com as principais plataformas digitais para as suas lideranças. O objetivo é fortalecer a militância digital mirando as eleições de 2026 e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O "ECA digital" foi aprovado no Congresso no mês passado após intenso debate sobre a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. A comoção da opinião pública sobre o tema foi motivada por um vídeo do youtuber "Felca" a respeito do que classificou como "adultização" de crianças. Na publicação, Felca explicou de que forma o algoritmo direciona a pedófilos os conteúdos que expõem menores de idade.

O projeto aprovado estabelece que conteúdos que violem direitos da criança e do adolescente devem ser removidos imediatamente após a empresa ser comunicada pela vítima, por responsáveis ou por autoridades. Estão incluídos nessa regra conteúdos de assédio, exploração sexual, incentivo à automutilação e uso de drogas; entre outros. Além disso, o texto prevê a implementação de ferramentas de supervisão para os pais e determina que as empresas possam ser sancionadas e multadas caso descumpram medidas determinadas pela lei.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).