O Facebook passou o Orkut e assumiu a liderança em números de usuários nas redes sociais do País após um ano de crescimento excepcional. Os dados, referentes a dezembro e divulgados nesta terça-feira pela comScore, mostram que o Facebook teve no mês passado 36,1 milhões de visitantes únicos, um aumento de 192% nos últimos 12 meses. Já o Orkut fechou dezembro com 34,4 milhões, com crescimento de apenas 5% em um ano.
Em setembro, o Ibope já havia divulgado uma pesquisa que apontava a rede de Mark Zuckerberg líder no Brasil. De acordo com a pesquisa, o Facebook havia alcançado em agosto 30,9 milhões de visitantes únicos, com o Orkut se mantendo praticamente estável em 29 milhões. Porém, na época, os números da comScore ainda apontavam a rede do Google com mais usuários, mas com um crescimento muito menor que a do Facebook.
Em nota, o vice-presidente da comScore na América Latina, Alex Banks, afirmou que a rápida ascenção do Facebook no mercado brasileiro foi um dos números mais interessantes de 2011. "O Brasil sempre foi um mercado particularmente social, e atualmente possui a quinta maior população de redes sociais no mundo. Mas, apesar da afinidade cultural para mídias sociais, a adoção do Facebook estava atrasada no mercado. Tudo isso mudou no ano passado, quando o site triplicou em tamanho sua audiência e viu o engajamento crescer sete vezes para assumir a posição de liderança no mercado", afirmou Banks.
Além do número de membros, o Facebook teve um crescimento impressionante em outros quesitos durante o ano passado, inclusive um aumento significativo no engajamento dos usuários. Em dezembro, cada usuário gastava uma média de 4,8 horas mensais na rede, contra apenas 37 minutos em 2010, crescimento de 667%. Os usuários visitaram uma média de 500 páginas no mês passado, contra apenas 66 no mesmo período de 2010. O número de visitas ao Facebook mensalmente também teve crescimento significativo, de uma média de 10 em 2010 para 27 no ano passado.