O grande sucesso do assistente pessoal do iPhone 4S, o Siri, pode ter deixado o Android a um passo atrás na disputa por bons recursos. Entretanto, a mais nova aquisição da Google demonstra que a empresa não pretende perder a disputa: a gigante das buscas anunciou nesta semana a compra da Clever Sense. A empresa é desenvolvedora do aplicativo Alfred, uma alternativa do Siri ao Android como assistente pessoal para smartphones.
Muito embora o aplicativo não possua uma solução tão robusta quanto a do seu concorrente, sua inteligência artificial é capaz de responder, com excelente autonomia, sua principal tarefa: avaliar e recomendar negócios locais para o seu usuário.
Enquanto o Siri responde sobre o clima, lugares, empresas e outras perguntas comuns, o Alfred não possui um sistema de resposta tão amplo. Contudo, a Google tem o poder de acelerar projetos, e a equipe profissional que trabalha na inteligência do Alfred o faz desde 2008. Por isso é capaz de o Android ganhar um concorrente páreo com o Siri na disputa pelo melhor assistente pessoal para aparelhos móveis.
O Google têm realizado aquisições de empresas tanto por suas soluções quanto pelo potencial profissional que elas têm. E mesmo que as compras não tenham bons olhos por àqueles que gostariam de uma solução de peso, bem como este seja um investimento a longo prazo, a comunidade recebe e aguarda com bom ânimo a evolução do Alfred.


