O Google anunciou, nesta segunda-feira (13), a unificação do espaço de armazenamento dos serviços Gmail, Google Drive e fotos do Google+. Com a unificação, os usuários passarão a contar com 15 GB de espaço gratuito para compartilhar entre os serviços de e-mail e de armazenamento de arquivos.
Com a novidade anunciada hoje, os usuários passam a poder utilizar, de forma compartilhada, 15 GB gratuitos entre as mensagens do Gmail, arquivos do Google Drive e fotos do Google+ maiores que 2.048px. Os documentos convertidos para o padrão do Google Docs e as imagens menores que 2.048px não consumirão qualquer fatia da cota de 15 GB.
Quem também sairá ganhando com a novidade são os usuários que compraram espaço extra da empresa, que passarão a poder compartilhar todo o espaço contratado entre o Gmail, Google Drive e Fotos do Google+. Esta possibilidade havia sido extinta pelo Google quando lançou os novos planos de armazenamento, pouco antes do anúncio do Drive. A novidade também será estendida aos usuários do Google Apps.
Quando a empresa lançou o Google Drive, em abril de 2012, ampliou a capacidade de armazenamento do Gmail de 7 GB para 10 GB e garantiu, de forma gratuita, mais 5 GB de espaço para os usuários do novo serviço de armazenamento na nuvem. Entretanto, as cotas eram distintas e somente poderiam ser utilizadas pelos seus respectivos serviços. Com a novidade, o Google pretende dar, ao usuário, mais liberdade na hora de utilizar o espaço gratuito oferecido pela empresa.
A novidade será disponibilizada ao longo das próximas semanas a todos os usuários.


