Inspirados em pequenos animais como gafanhotos e sapos, pesquisadores desenvolveram um robô saltador capaz de pular a até um metro de altura. O valor equivale a quase 15 vezes o tamanho do pequeno bicho mecânico, de 6,5 cm. Criado pelo Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, o autômato consegue, com os saltos, atravessar longas distâncias e caminhos irregulares.
Segundo o vídeo de demonstração do robô (neste atalho: http://bit.ly/t21Ssf), o autômato tem três funções: ficar de pé, pular e fazer curvas. Quando salta, necessariamente o robô não cai de pé, por isso a habilidade de reerguer-se. Além disso, ele consegue mudar a direção do pulo. O autômato tem 23,5 gramas e é impulsionado por um único motor.
De acordo com Jianguo Zhao, Jing Xu, Bingtuan Gao, Ning Xi, Matt Mutka e Li Xiao, que assinam o projeto, é possível equipar o robô com sistemas de comunicação sem fio, como câmera e microfone, e também com sensores, para perceber o ambiente em que se encontra. As aplicações possíveis seriam em operações de busca e resgate em desastres, monitoramento de espaço e vigilância militar.


