A Fundação Mozilla, criadora do navegador na internet Firefox, anunciou nesta segunda-feira (1º) que o sistema operacional para smartphones baratos, o Firefox OS, está pronto e que os primeiros aparelhos devem chegar aos mercados emegentes da América Latina, da Europa Central e do Leste Europeu nos próximos meses. Países da Ásia devem receber os aparelhos até o final do ano.
As operadoras Deutsche Telekom, na Alemanha, e Telefonica, na Espanha, serão as primeiras a lançar os aparelhos com Firefox OS devices, o Alcatel One Touch Fire e o ZTE Open. Em seu blog oficial, a Mozilla disse que detalhes sobre mercados específicos serão anunciados em breve.
Na Espanha, o ZTE Open será vendido por cerca de US$ 90 a partir desta terça-feira (2). Em janeiro, a Telefônica-Vivo anunciou que os aparelhos chegarão ao Brasil no segundo semestre.
A Mozilla havia anunciado em fevereiro que lançaria neste verão (do Hemisfério Norte) telefones equipados com seu sistema operacional móvel de "código aberto", o Firefox OS. A ambição, com o lançamento, é assumir a cobiçada terceira posição, atrás das plataformas iOS (da Apple) e Android (Google), que dominam o mercado.
O objetivo é conquistar 10% do mercado mundial de smartphones, embora não tenha fornecido detalhes sobre como pretende conquistá-lo.
O Firefox OS é um sistema operacional móvel de código aberto voltado para mercados emergentes, oferecendo aparelhos de baixo custo. O sistema é baseado no código da web HTML5 e traz serviços comuns dos smartphones como ligações, mensagens, e-mails, além de serviços de redes sociais e de localização.


